A Paraíba o tempo todo  |

Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto didático nesta quinta

A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza nesta quinta-feira, 01 de novembro, um concerto didático, envolvendo escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada da cidade. O concerto será executado em duas apresentações, a partir das oito da manhã, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, envolvendo quatrocentos alunos de escolas estaduais e municipais.

Nascida com finalidades pedagógicas, a OSUFPB, que é um grupo orquestral criado e mantido pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba, realiza, desde 2013, concertos com repertórios variados para o deleite dos amantes da boa música, mas sobretudo para formar plateia para a música sinfônica na Paraíba. Todos os concertos são precedidos de uma pequena palestra que traz informações importantes sobre as obras e os compositores contemplados. Este concerto didático desta quinta, entretanto, tem finalidade de aprofundar ainda mais a postura pedagógica da OSUFPB, pois envolve alunos de escolas públicas e privadas, todos adolescentes, para conhecer o universo da música sinfônica.

Este concerto didático faz uso de estratégias pedagógicas para apresentar aos alunos essa expressão cultural. Essas estratégias vão desde a apresentação individual dos instrumentos, dos grupos instrumentais que compões uma orquestra sinfônica, até a escolha do repertório, que traz temas de filmes e outras obras consagradas e conhecidas do grande público. O objetivo é formar plateia, mas também despertar, quem sabe, o interesse de jovens para atuar no mundo da música, já que o Estado da Paraíba conta com importantes projetos de formação de instrumentistas, como na própria UFPB, que tem os cursos de bacharelado e licenciatura em música erudita e popular, assim como o curso de extensão em música, com o objetivo de preparar alunos para cursar uma graduação na área.

Para este concerto, houve uma parceria com as secretarias de educação do Estado e do município de João Pessoa, envolvendo seis escolas, o que resulta na participação de duzentos alunos de cada instância pública de ensino. Ainda que essa ação educativa esteja aberta para escolas privadas, não houve neste momento nenhum contato exitoso neste propósito. Ao todo, quatrocentos alunos, com idades de dez a dezesseis anos participarão desse rico momento em que se preza pela boa música e cujo objetivo é formar ouvintes críticos e capazes de reconhecer os bons propósitos que emanam da boa música.

As escolas municipais envolvidas são: Escola Aruanda, Escola Olívio Ribeiro Campos, Lions Tambaú e Ana Cristina. No âmbito da educação estadual, participarão as escolas Daura Santiago e CPDAC.

A OSUFPB pretende dar sequencia a essa proposta, oferecendo daqui pra frente concertos didáticos em comunidades da cidade de João Pessoa e, dentro das possibilidades administrativas do momento, avançar para cidades do interior da Paraíba. Em 2017, esta proposta foi amplamente aplicada em uma turnê da Orquestra por estados do nordeste, percorrendo o Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, com apoio das universidades federais de cada um desses estados e realizando concertos abertos para a população e momentos didáticos para escolas públicas e ONGs que abrigam jovens com vulnerabilidde social.

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

 

Assessoria 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe