A polonesa Olga Tokarczuk e o austríaco Peter Handke ganharam o prêmio Nobel de Literatura. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (9) pela Academia Sueca.

O prêmio entregue a Olga Tokarczuk foi referente ao ano de 2018, quando a academia cancelou a premiação após um escândalo sexual. No início de 2019, a instituição anunciou a decisão de conceder dois prêmios em 2019 para tentar recuperar seu prestígio.

O prêmio para cada um dos ganhadores é de 9 milhões de coroas suecas (o equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões).
Segundo a academia, Olga foi escolhida por ter “uma imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida.” Antes da premiação, a expectativa era que ao menos uma mulher levasse o prêmio, e a polonesa estava entre os nomes cotados, junto com a chinesa Can Xue, a russa Lyudmila Ulitskaya e a americana Joyce Carol Oates.

Peter Handke foi nomeado “por um trabalho influente que, com engenhosidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana”, segundo a Academia Sueca.

A escritora nasceu em 1962, em Sulechów, na Polônia, e hoje vive em Breslau, também na Polônia. Formada em psicologia na Universidade de Varsóvia, estudou os trabalhos de Carl Jung. Por um tempo, trabalhou como psicoterapeuta. Publicou uma coletânea de poemas antes de escrever prosa. Estreou como escritora de ficção em 1993 com “Podróz ludzi Księgi” (“A jornada do povo do livro”, em tradução livre).

Segundo o Nobel, a verdadeira inovação de Olga veio com seu terceiro romance, “Prawiek i inne czasy” (“Primitivo e Outros Tempos”), de 1996. O romance é “um excelente exemplo de nova literatura polonesa após 1989”, disse o comitê do prêmio.

G1

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Festival de música ‘Luau das Tribos’ acontece em JP nesta sexta-feira

A 13ª edição do festival de música católica da Paraíba “Luau das Tribos”, começa nesta sexta-feira (18) no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. A programação conta com shows, missa…