A obra artística da cantora e compositora paraibana Cátia de França foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado da Paraíba. A Lei nº 13.480, sancionada pelo governador João Azevêdo e de autoria da deputada estadual Cida Ramos, foi publicada nesta quarta-feira (04), oficializando a homenagem.
Natural de João Pessoa, Cátia de França, de 77 anos, possui uma carreira de mais de 60 anos e é considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira. Seu primeiro álbum, “20 Palavras ao Redor do Sol”, foi lançado em 1979, e ao longo de sua trajetória, a artista lançou oito discos. O mais recente, “No Rastro de Catarina” (2024), lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) define patrimônio cultural imaterial como “os conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade ou comunidade que são acumulados ao longo de sua história e conferem-lhe os traços de sua identidade”. Com a promulgação da lei, a música de Cátia de França passa a ser oficialmente reconhecida como um traço identitário da cultura paraibana, consolidando seu legado.
PB Agora