A Paraíba o tempo todo  |

No Rio, ator de Harry Potter fala sobre bastidores de filmagens

Quem vê o britânico Alfred Enoch, de 20 anos, andando pelas ruas do Rio como quem está em casa nem imagina que ele faz parte do elenco fixo de uma das maiores franquias de Hollywood: “Harry Potter”. “Tenho muita sorte”, diz o ator em português fluente, aprendido com sua mãe, que é brasileira.

 

Na série do bruxinho, Alfred – ou simplesmente Alfie, como prefere ser chamado – interpreta Dino Thomas, estudante da Escola Hogwarts, amigo do protagonista, conhecido por narrar os jogos de quadribol. Ele está na franquia desde o primeiro filme e também estará em “Harry Potter e o enigma do príncipe”, que estreia por aqui em 17 de julho.

 

Assim, desde os 11 anos, a rotina de Alfie é se dividir entre as filmagens de “Harry Potter” e os estudos, ao lado de seus companheiros de elenco Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e outros. “Crescemos juntos, e a amizade fica cada vez mais forte; isso ajuda muito a fazer os personagens, que também são muito amigos”, afirma o ator, sempre com um sorriso no rosto.

 

“Estar no set é sempre muito divertido. As filmagens nunca me atrapalharam, o problema era que eu tinha de estudar mais para compensar as aulas que perdia na escola”, conta Enoch, que hoje frequenta a Universidade de Oxford, onde cursa Letras com habilitação em português e espanhol
 

 

Teste garantiu entrada

 

Filho do ator veterano William Russell, com uma extensa carreira na TV e no teatro britânicos, Alfie chegou à franquia por meio de um teste, mas também contou com um “empurrãozinho” paterno. “Sempre quis ser ator, imitar meu pai, mas nunca pensei que conseguiria. Quando tinha dez anos, ele me levou para fazer um teste para uma peça de teatro de Londres, e eu consegui o papel. Um tempo depois, recebi um telefonema da produção do ‘Harry Potter’: eles tinha me visto no teatro e queriam que eu fizesse um teste para ser Dino Thomas.”

 

Na época, Alfie já era fã dos livros de J.K. Rowling e sabia que a adaptação para o cinema tinha um grande potencial de sucesso. Ele conta que no início achou que não passaria no teste, devido à sua cor de pele. “Nos livros não está escrito que o Dino é negro, por isso pensei que não seria aprovado”, diz. Mas logo o ator recebeu uma resposta positiva. “Fiquei muito feliz; era uma oportunidade incrível.”
Rotina de filmagens

Atualmente, Alfred Enoch diz que o deslumbre inicial com a superprodução já não existe mais. “No meu primeiro dia no estúdio, tudo era muito estranho. Depois, a gente se acostuma e começa a achar tudo normal. Mas, até hoje, quando tenho tempo para parar e olhar em volta vejo como estar ali naquele cenário é extraordinário.”

 

O ator também se encanta com a atenção dos fãs, sempre que é reconhecido nas ruas e nas pré-estreias dos longas. “No primeiro filme, meu personagem era pequeno, mas as pessoas já sabiam meu nome. Pensei: isso não pode ser verdade!”, diz Afred. “A dedicação dos fãs de Potter é algo muito especial, isso me emociona muito. Eles são capazes de ficar horas esperando no frio só para te ver e dizer oi.”

 

Alfie já está na contagem regressiva para a próxima pré-estreia, em meados de julho, quando “Harry Potter e o enigma do príncipe”, sexto filme da série, chega aos cinemas. O ator diz que está tão ansioso para o lançamento quanto os fãs, mas se nega a adiantar qualquer detalhe sobre a nova produção. “Você não imagina como eu gostaria de poder contar, mas não posso”, diz rindo.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe