A Paraíba o tempo todo  |

No Brejo, cachaça é uma das opções de bebidas para o frio

A bebida é produzida tradicionalmente em antigos engenhos da região e representa um pouco do apogeu da cana-de-açúcar no Brejo.

 

Companhia certa nos momentos de alegria, bem como nas baixas temperaturas, a cachaça de alambique é um dos atrativos da rota cultural “Caminhos do Frio”, que percorre seis cidades do Brejo Paraibano, nos meses de julho e agosto. A bebida circula nos municípios por meio do stand da “Cachaça da Paraíba”, organizado pelo Sebrae com o apoio da FIEP e Senai. O objetivo é divulgar o produto, em especial, neste período junto aos turistas que visitam a região, além de estimular a comercialização.

 

Produzida a partir da cana-de-açúcar, a cachaça mais do que uma bebida representa um pouco da história e cultura do Brejo paraibano, permeado de antigos engenhos produtores do destilado e de outros derivados a exemplo do mel de engenho, rapadura e do açúcar mascavo. Até este sábado, 1º de agosto, o estande da cachaça permanece montado na praça principal, no evento “Aventura e Arte na Serra, em Bananeiras, a 135 km de João Pessoa. No estande, estão sendo ainda expostas e comercializadas 10 marcas de cachaça atendida no projeto de cachaça de Alambique do Brejo Paraibano, que servirão de divulgação das potencialidades turísticas da região mais fria do Estado.

 

Segundo o gestor do projeto de Cachaça, Fernando Ivo, a integração do estande ao roteiro turístico visa fortalecer o aspecto cultural do produto que é tradicionalmente produzido na Paraíba e representa importantes aspectos da nossa cultura. Nos dias 07 e 08 de agosto, o stand será montado em Serraria, na Festa “Seresta, Frio e Engenhos”. Em 15 e 16 de agosto, o estande segue para Pilões, na Festa das Flores, e de 20 a 31 de agosto será montado em Alagoa Nova.

 

O estande já passou pelas cidades de Alagoa Nova, na Festa da Galinha de Capoeira e da Cachaça, e em Areia, nas festividades de “Frio, Areia e Arte”. O projeto de Cachaça de Alambique é resultado da parceria entre o Sebrae, FIEP, Sindibebidas, Aspeca, CNI e Procompi e visa o aperfeiçoamento produtivo do segmento, com ações de acesso a mercado e inovação para o setor. Atualmente, mais de 30 engenhos do Brejo e Mata Paraibana integram a iniciativa.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe