A Paraíba o tempo todo  |

Morre o cineasta espanhol Luis García Berlanga

O cineasta espanhol Luis García Berlanga faleceu neste sábado, 13, por volta das 7h da manhã em sua cada em Madri, aos 89 anos, confirmou sua família à Agência Efe.

Berlanga, um dos grandes mitos do cinema espanhol pelos filmes “Bienvenido, Mr. Marshall!” (1952), “Plácido” (1961) e “O Verdugo” (1963), nasceu em Valência em 12 de junho de 1921 em uma família burguesa. Era neto do governador de sua cidade e filho de um deputado da Frente Popular.

Segundo um porta-voz da família, García Berlanga teve uma morte tranquila, e seu funeral ocorrerá nas próximas horas na Academia de Cinema.

O cineasta e acadêmico, que recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias em 1986, estava aposentado desde 2000 e sua última aparição pública foi no mês de maio.

Berlanga representou a Espanha no Oscar em mais de uma ocasião, como ocorreu no início dos anos 1980 com “Patrimônio Nacional”.

 

Folha online

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe