A Paraíba o tempo todo  |

Matinhas promove Festa da Laranja

 Localizada no Brejo paraibano, a cidade de Matinhas é referência nacional quando o assunto é a produção de laranjas nas variedades tangerina, poncã, mexerica, cravo, lima, mimo do céu e dancy. Para destacar a importância do produto para a economia da região e fortalecer os produtores locais, o município realiza a Festa da Laranja. Este ano, o Sebrae é um dos parceiros do evento que acontece desta sexta-feira (29) até o domingo (1) e contará com uma programação técnica durante o dia, exposição da culinária local e apresentações musicais à noite.

Especialistas na cultura cítrica vão se revezar durante a parte técnica da programação para discutir novas técnicas de manejo e plantio da laranja com o objetivo de melhor a qualidade do produto. Para a analista do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Menezes Sousa, a Festa da Laranja, em Matinhas, representa também um esforço a mais pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios da cidade.

A palestra de abertura do encontro técnico será realizada às 10h da sexta-feira pela professora Renally Cardoso, da Universidade Federal de Campina Grande. Ela vai abordar o tema “Aspectos Socioeconômicos da Citricultura”. Às 13h, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Parise, profere a palestra “Legislação federal: práticas regulamentadas da cultura do Citrus”. Já às 16h, Alexandre Barreto, gerente comercial de desenvolvimento de produtos do Nordeste Atacado e Agrocenter, debate sobre “Manejo e combate integrado de pragas da citricultura”. No sábado, acontecem as oficinas “Poda em plantas cítricas” (8h), e “Colheita e pós-colheita da tangerina” (13h). Nos dois dias, haverá um espaço destinado à apresentação de casos de sucesso de produtores de laranja de Matinhas.

A prefeita de Matinhas, Fátima Silva, considera o debate em torno da cultura cítrica uma oportunidade de avançar no desenvolvimento econômico do município. “A realização das palestras e oficinas tem a intenção de agregar mais valor ao produto que forma a base econômica do município e é fundamental para a vida de tantas pessoas”, destacou.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe