A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início, na manhã desta sexta-feira (18), a etapa de avaliação para alunos da rede municipal de ensino estudarem gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. A seleção irá acontecer também durante o turno da tarde, das 13h30 às 18h, e neste sábado (19), das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi) Arthur da Costa Freire, localizado na rua José Marcone Ramos da Silva, em Mangabeira VIII.
“É com muita alegria que realizamos a terceira edição do processo de seleção do Bolshoi. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, trazendo a oportunidade de um futuro diferente para crianças que, de certa forma, necessitam de um olhar especial. Conhecemos o resultado desse projeto para todas as crianças participantes e que hoje têm sucesso e emprego, pois já integramos a Escola Bolshoi em outras gestões do prefeito Cícero Lucena. Por isso, é determinação do nosso gestor a retomada destas atividades, sempre pensando no cuidado que devemos ter para com o futuro de todas as crianças e adolescentes de nossa rede de ensino”, destacou a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.
As crianças estão sendo avaliadas por três representantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde estão sendo analisadas flexibilidade, impulsão, coordenação motora, musicalidade, parte física para ver se realmente a criança atende as exigências da Escola, além do interesse do aluno.
A coordenadora do processo seletivo do Bolshoi no Brasil, Sylvana Albuquerque, falou da satisfação em participar de mais uma seleção na capital paraibana. “A máxima alegria da minha vida é vir para João Pessoa, porque eu enxergo o quanto essa cidade é apaixonada pela dança, o quanto Cícero Lucena, não como prefeito e sim como a pessoa dele, acredita nas crianças. Ele é preocupado com o futuro das crianças de verdade e a gente vê o quanto ele quer que elas cresçam através da cultura”, disse.
A coordenadora também aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais da Sedec envolvidos neste processo. “Parabenizo também a equipe de professores de Educação Física que vocês têm aqui. Eu não tenho palavras, e sim emoção quando estou em João Pessoa”, frisou Sylvana Albuquerque.
Durante esses dois dias, serão selecionadas 20 crianças para uma outra avaliação. Desta vez, entre os dias 3 e 8 de outubro, já na cidade de Joinville.
A estudante da Escola Municipal Araunda, Ana Lívia Pedro da Costa, 11 anos, está tentando pela segunda vez. “Este ano estou mais confiante porque consegui avançar para esta segunda fase e espero ser uma das selecionadas. Bolshoi para mim é uma meta muito grande e levo como um sonho que poderá virar realidade. Estou muito ansiosa e bastante confiante”, observou.
Durante a primeira etapa, que aconteceu em João Pessoa nos meses de maio e junho, participaram 1.649 alunos nas 101 escolas visitadas. “Êxito total no trabalho e dedicação e no apoio que temos da Secretaria de Educação. Essa parceria com o Bolshoi só vem fazer com que a gente saiba que João Pessoa é um celeiro de talentos. Como dizem os próprios avaliadores do Bolshoi, João Pessoa é um case de sucesso”, complementou a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo na capital paraibana, Fernanda Albuquerque.
A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a segunda gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021. Atualmente, 12 estudantes, selecionados anteriormente na Rede Municipal de Ensino, estão em Joinville (SC) já em processo de formação.
Secom-JP