A Paraíba o tempo todo  |

Longa refaz história da MPB a partir da grande final do festival de 1967

É impossível esquecer aquela noite. Ao mesmo tempo, como é difícil recordá-la.

A final do 3º Festival da Música Popular Brasileira, exibida pela Record em 21 de outubro de 1967, ficou congelada na memória do público como um momento único.

Para seus protagonistas, porém, se foi alegria, foi também perturbação. É isso que revela, quatro décadas mais tarde, “Uma Noite em 67”, documentário de Renato Terra e Ricardo Calil, crítico de cinema da Folha.

Por meio dos arquivos da TV Record e de depoimentos de quem estava lá, o filme revê um momento que iria se provar fundamental para a forma que assumiria, a partir dali, a música brasileira.

Há Chico Buarque (“Roda Viva”), Caetano Veloso (“Alegria, Alegria”), Gilberto Gil (“Domingo no Parque”) e Roberto Carlos (“Maria, Carnaval e Cinzas”) a defender suas canções. E há todos eles a rememorar aquela noite.

“Eu era um fantasma no palco”, diz Gil, que caiu de cama, em pânico, horas antes da apresentação.

 

Intimidade

É desses reencontros profundos com o passado que se constitui o filme. Fica claro que os diretores sabiam que muitos, como Caetano e Gil, tiveram suas falas sobre aquela noite banalizadas, tamanha a quantidade de entrevistas dadas a respeito.

Tinham também em mente que outros, como Chico e Roberto, dificilmente baixariam a guarda. “Era fundamental criar uma cumplicidade. Nós nos preparamos muitos e tentamos ser delicados, respeitosos”, diz Calil.

Com isso, arrancaram de cada um momentos de graça, emoção e intimidade, como raras vezes se veem na tela.

“Ao ver o filme, assustei-me mais com suas revelações do que em me ver naquela agonia de não poder mostrar uma música”, diz Sergio Ricardo que, impedido pelo público de cantar “Beto Bom de Bola”, atirou a viola à plateia. O filme traz à luz a cena inteira, e não apenas a explosão. “Me sinto de alma lavada.”

Há também um quê de acerto de contas no que sente Marília Medalha, que cantou, com Edu Lobo, “Ponteio”, a grande vencedora da disputa de jovens gigantes.

“Fui espoliada após o festival, não só por pessoas da música, mas também por artistas do universo teatral”, diz. “Com o AI-5 [1968], o negócio piorou muito. Num show com Vinicius [de Moraes], fui proibida de cantar ‘Ponteio’. Não descobri se era por causa da música ou por saberem que tinha vínculos com presos políticos”, diz.

A entrevista com Medalha, como dezenas de outras –entre elas as de Ferreira Gullar, Chico Anysio, Arnaldo Batista, Martinho da Vila–, ficou fora do corte final do filme. Estarão todos no DVD.

A opção de concentrar-se nas cinco primeiras classificadas faz com que cada canção seja vista de ponta a ponta. Por meio dessas imagens, o espectador não só conhece os maiores artistas da MPB quando jovens, como também visita os primórdios da TV. Ali, o cigarro em cena era tão natural quanto o jovem Chico, com 23 anos, apresentar-se de smoking.

 

Folha online

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe