A Paraíba o tempo todo  |

Gladson Carvalho lança autobiografia em João Pessoa nesta sexta

Além de ‘Uma Vida. Um Destino’, maestro que criou a Filarmônica do Ceará e ainda lança ‘Mozart – A Flauta Mágica e a Maçonaria’ no Auditório Verde do Espaço Cultural

“Mozart – A Flauta Mágica e a Maçonaria” e “Uma Vida. Um Destino” são os livros do maestro Gladson Carvalho que serão lançados nesta sexta-feira (16) no Auditório Verde do Espaço Cultural (anexo ao Bangüê). Músicos, artistas e convidados participarão do lançamento e sessão de autógrafos, a partir das 18h30.
O livro “Uma Vida. Um Destino” é a segunda obra publicada do maestro, que relata com detalhes a trajetória dele: um filho de operário e dona de casa que começou a trilhar o caminho da música quando começou a frequentar o Centro de Formação de Instrumentistas de Cordas do Sesi, em Fortaleza, por volta de 1975, aos 14 anos de idade. Uma história que culmina com a criação da Orquestra Filarmônica do Ceará, em abril de 1998.

“Quando eu tinha 14 anos, nem de longe pensava em estudar música. Meu interesse era voltado para o esporte. Com a chegada, na cidade que eu morava, do violinista Alberto Jaffé e sua esposa pianista, dando aulas no Sesi, minhas atenções se dividiram. Ao conhecer o método do violinista, me interessei em estudar aquele instrumento”, conta o maestro em “Uma Vida. Um Destino”.

A trajetória, dificuldades, experiência adquiridas ao logo dos anos, o amor pela música erudita e todo processo para a criação de uma filarmônica, são o roteiro da história do maestro Gladson Carvalho. Como ele mesmo explica logo no começo do livro, “a trajetória da Orquestra Filarmônica do Ceará é, pois, a história de grande parte de minha vida e de muitas crianças e jovens fortalezenses”.

Livro revela influência da maçonaria na vida de Mozart

A admiração do maestro Gladson Carvalho pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart está expressa no seu terceiro livro, intitulado “Mozart – A Flauta Mágica e a Maçonaria”. Nessa obra, o maestro Gladson decidiu analisar um dos mais importantes compositores da música clássica, que o inspirou em sua trajetória de arranjador, compositor clássico, instrumentista e maçom.

“Para que se compreenda a importância da obra de Mozart na história da música e da humanidade, é preciso falar da infância, adolescência, maturidade, suas viagens, relação familiar com o pai a irmã e a eterna busca por respeito e reconhecimento e também da influência da maçonaria na vida do compositor”, explica o maestro Gladson na introdução do livro.

Sobre o autor

Gladson Carvalho nasceu em Fortaleza, Ceará, em 31 de outubro de 1961. É bacharel em Música, maestro, compositor, arranjador, pintor e multi-instrumentista. Criador e maestro da Orquestra Filarmônica do Ceará, desde 1998. Produtor fonográfico, com mais de 30 títulos publicados e membro da Academia Paraibana de Música. Também ajudou a fundar a Orquestra de Violões da Paraíba. O primeiro livro que escreveu foi “Música Energia Curadora da Vida”.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe