Por pbagora.com.br

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta segunda-feira (1º), a quinta semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o isolamento domiciliar. A penúltima semana, que acontece de 1 a 7 de junho, traz 18 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações.

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre nas segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos. Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perdeu a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia do projeto aconteceu no dia 6 de maio e desde então já chega a 22 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística.

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Quinta semana – A penúltima semana do projeto abre os trabalhos na segunda-feira (1º) com o vídeo de Vinícius Dadamo, que preparou uma oficina de criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree. Em seguida, será exibido o vídeo ‘Mulheres da Poesia Brasileira’, em que as atrizes Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa simulam uma ‘live’ reunindo grandes nomes femininos da poesia como Anayde Beiriz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Elisa Lucinda. Na sequência, estreia o vídeo ‘Curadores: Circuitos Ativos 100mg’, do artista visual Everton David. Para fechar o dia, Filosofino apresenta seu ‘Diário de Quarentena’ na forma de poesia falada.

Já a quarta-feira está recheada de atividades de formação e apresentações, começando com a ‘Oficina de coco de roda da Paraíba’, ministrada pela mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Conde). Em seguida, a família circense do Montagem Circus estreia seu vídeo com fragmentos de números de mágica, aéreo e cubo. Na sequência, o escritor Júnior Pereira apresenta resenhas de obras da literatura brasileira em ‘Literacultura’. O dia finaliza com dois vídeos musicais – banda Flores Baldias e, por último, Bodão Ferreira, com ‘Voz, Violão e Poesia’.

Na sexta-feira tem mais! O dia começa com workshop de breaking dance de BBoy Invictus para dançar em casa. Em seguida, a atriz Eulina Barbosa apresenta o seu ‘Devaneio compartilhando um processo’. Na sequência, Mari Oliveira traça um histórico sobre a cena do slam na Paraíba. Para quem está com saudade de dançar um forró, o dia fecha com Sandra Belê e o vídeo ‘Daqui de casa, o São João da gente’, reunindo música e poesia rimada.

O domingo traz mais cinco vídeos, começando por Marina Carneiro, que apresenta a história do balé em ‘Pelo mundo da dança’. Em seguida, ‘As aventuras de Trupizupe’, com Yorrana Bizai. Na sequência, o circense Flávio Manzano mostra ‘Magia’ e a atriz Renata Dourado entra em cena como a ‘Palhaça Beterraba’. A semana fecha com o artista visual Ítalo Tavares e o vídeo ‘Corage na tela: graffiti em tempos de pandemia’.

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual
Semana 5

01/06 – SEGUNDA
17h – Criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree
Vinicius Dadamo – Teatro –João Pessoa
Sinopse:  Videoaula embasada em 3 aspectos: 1º instalação e configuração do programa; 2º tutorial para uso do programa Lxfree que compreende projetar e executar mapa de iluminação, projetar e executar mapa de cenografia/palco, exportar arquivo do projeto em PDF para envio de editais e afins, salvar projeto em arquivo aberto; 3º procedimentos para adaptação dos mapas. Além disso, está disponível nos links abaixo, o download do programa LXFree, site para consultar numeração e características de gelatinas e também o arquivo que foi desenvolvido nesta vídeo aula.
Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Vinicius Dadamo
Redes Sociais:
Instagram: @_nivivini

17h30 – Mulheres da poesia brasileira
Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa – Teatro – João Pessoa
Sinopse: A jornalista Alice (Fernanda Maranho), apaixonada por poesia, conduz uma live em seu canal, convidando artistas, intérpretes, escritores, para dialogar e recitar poesias. Esta live, porém, será especial, porque ela terá a oportunidade de reunir grandes nomes da poesia feminina, que marcaram época e a história desta linguagem: Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz estarão com a jornalista nesse encontro. Trata-se de uma live ficcional, que se baseia em falas e estudos sobre as autoras para construir suas intervenções e uma curadoria de suas poesias. As atrizes nos papéis de Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz são Eslia Maria, Carol Alê, Fernanda Maranho e Bárbara Azevedo, respectivamente.

Ficha técnica –  Elenco: Bárbara Azevedo (Anayde Beiriz), Carolê Sousa (Elisa Lucinda), Eslia Maria (Clarice Lispector), Fernanda Maranho (Cecília Meireles e Alice) / Texto, direção: Fernanda Maranho / Edição de imagem e som: Stéfano Sendtko
Redes sociais:
Instagram: @ferxmaranho / @caroleesousa / @esliamaria / @barbaradeaz / @awoiak

18h – Curadores: circuitos ativos 100mg
Everton David – Artes Visuais – João Pessoa
Sinopse: Recorte de duas obras expostas na última individual do artista, denominada ‘Curadores circuitos ativos 100mg’. A ideia é recriar essas obras para um contexto videográfico, onde serão montados e exibidos a instalação Princípios Ativos (2019) e a performance Ativando Circuitos (2019).

Ficha Técnica –  Artista visual: Everton David / Câmera e edição: Everton David
Redes sociais:
Instagram: @evertondaviid
Site: https://evertondavidart.wixsite.com/2020
Youtube:  Everton David

18h30 – Diário de Quarentena
Filosofino – Poesia Falada – João Pessoa
Sinopse: Diário de quarentena é uma série de poesias escritas e gravadas no período de quarentena da COVID-19, a partir da perspectiva de Filosofino como poeta marginal, trabalhador independente e artista. Nesta erupção de ideias vêm à tona questões pessoais, emocionais, críticas, metafísicas, tecnológicas e raciais. O artista busca transmitir um pouco do que tem sentido no seu espaço e refletido em forma de arte e poesia.

Ficha técnica: Texto, captação de imagem: Filosofino / Edição: Rieg e Filosofino
Redes sociais:
Facebook: Filosofino
Instagram: @filosofino / @_caettt

03/06 – QUARTA
17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças
Mestra Ana do Coco Novo Quilombo – Culturas Populares -Conde
Sinopse: Oficina aborda teoria e prática. A parte teórica é desenvolvida por meio de uma conversa sobre a brincadeira do coco de roda praticada na Paraíba: a importância da roda, as diferentes linguagens, canto, dança, instrumentos e toques. Somando-se à conversa são praticadas as cantigas e a dança dessa brincadeira. Tempo total do vídeo: 19 minutos e 15 segundos.

Ficha técnica – Ministrante, captação de imagem e roteiro: Mestra Ana
Redes sociais:
Facebook: Ana Rodrigues
Instagram: @quilombo_ipiranga_ /Apoios: @folguedosparaibanos @cocoacaua @artecasaec

17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo
Montagem Circus – Circo – João Pessoa
Sinopse: Artistas circenses apresentam três números: o primeiro é “ Mala Muscovita”, apresentado por duas mulheres de preto, uma é amarrada e trancada na mala, a outra fica encima da mala envolvida em um biombo e em questão de segundos a troca acontece , inclusive com troca de figurinos. Segundo – ‘Homem Pássaro’ – Número de aéreo em tecido reduzido, no qual o circense executa várias acrobacias aéreas em movimento, chegando a uma altura entre 4 a 5 metros.Terceiro –‘Cubo Olímpico’ – A circense, com a ajuda da sua patner, faz malabarismo com três cubos diferentes em tamanho e formato, demonstrando agilidade e criatividade com os aparelhos.
Ficha técnica – Circenses: Naiane Santos, Tati Ribeiro, Enzo Gabriel /Filmagem: Wagner Jr / Apresentador: Marcos José / Sonoplastia: Daniel Velásquez / Iluminação: José Carlos
Redes sociais:
Instagram: @montagemcircus

17h45 – Literacultura
Júnior Pereira – Literatura – Uiraúna
Sinopse: O projeto Literacultura difunde a literatura brasileira através de obras em prosa dos autores clássicos consagrados de nosso país. Antonio Pereira Lontras Junior apresenta resenhas de obras, enumerando aspectos relevantes, como contexto histórico, autor, personagens e construção da narrativa. Duração: 20 minutos.
Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Júnior Pereira
Redes sociais:
Facebook: Junior Pereira
Instagram: @pereirajun_

18h15 – Flores Baldias
Flores Baldias – Música – Itapororoca
Sinopse: Durante a quarentena pelo Covid-19, com agendas de shows canceladas, artistas se mantêm em casa evitando o contágio e apesar atribulações e dificuldades, tentam manter viva a música dentro de cada um. Essa mistura de sentimentos é acompanhada pela trilha sonora que dá lugar a uma música autoral e inédita: “Chover no Sertão”.
Ficha técnica – Cantor, guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Jordão Ribeiro de Assis / Guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Caio Lopes / Baixista, ator, roteirista: Mateus Alberto / – Percussionista e ator – Mikael Lopes / Baterista e ator: J. Everton
Redes sociais:
Facebook: Flores Baldias
Instagram: @floresbaldias
YouTube: Flores Baldias

18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia
Bodão Ferreira – Música – Alagoa Nova
Sinopse: Apresentação de músicas e poesias autorais em voz e violão, voltadas para a educação popular e com narrativas sobre relações interpessoais, discussões políticas e manifestações sócio-culturais e religiosas.
Ficha técnica – Composições das músicas e poemas; arranjos; violão e voz; vídeo; edição e direção:  Bodão Ferreira
Redes sociais:
Instagram: @bodao_ferreira

05/06 – SEXTA
17h – Dança em Casa
BBoy Invictus – Dança – João Pessoa
Sinopse: Workshop de Breaking, para público de todas as idades, iniciando com exercícios de alongamentos e fortalecimento, passando em seguida para movimentos básicos do Breaking que são unidos, finalmente, em uma sequência coreográfica.
Ficha Técnica – Direção: Rodrigo Almeida; Música: DJ Lean Rock; Vídeo Edição: Rodrigo Almeida; Iluminação: Hanna Brandão.
Redes sociais:
Facebook: Rodrigo Almeida
Instagram: @bboyinvictus

17h45 – Devaneio, compartilhando um processo
Eulina Barbosa – Teatro – João Pessoa
Sinopse: O vídeo começa com a atriz se apresentando reforçando o recado sobre a necessidade de “Ficar em casa” nesse momento de pandemia. Em seguida, a atriz fala do processo que originou a montagem do espetáculo, como se deu o processo da escrita do texto até a montagem. Na segunda parte, a atriz faz uma releitura de algumas cenas do espetáculo, num cenário improvisado, estrutura montada na sala do apartamento com o auxílio de Humberto Dias e Mateus Barbosa. Ao término da performance a atriz agradece a todos.
Ficha técnica – Atriz: Eulina Barbosa / Cenário e gravação: Humberto Dias / Operador de som: Mateus Barbosa / Realização: Braúnas Produções Culturais
Redes sociais:
Facebook: Eulina Barbosa Barbosa / Braúnas Produções Culturais
Instagram: @eulibarbosa / @braunaspc

18h15- A cena do Slam
Mari Oliveira – Poesia Falada – João Pessoa
Sinopse: A poesia falada ganhou as ruas das cidades paraibanas através dos “slams” um movimento cultural de periferia que aqui na Paraíba começou em 2017 e que têm crescido através dos coletivos e das redes sociais.  Poetas e organizadoras (es) integrantes dessa “Cena” apresentam suas histórias,suas poesias e os desafios desse novo período de pandemia.
Ficha técnica – Captação de imagem, edição, texto: Mari Oliveira
Redes sociais:
Facebook: Mariane Oliveira
Instagram: @marenlatormenta

18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente
Sandra Belê – Música – João Pessoa
Sinopse: Sandra Belê, além de falar sobre a sua carreira e conscientizar a todos para com os cuidados com a COVID-19, narra, através de um texto rimado de autoria própria e músicas de compositoras e compositores paraibanos, este festejo que ultrapassou os limites nordestinos e adentrou o Brasil e várias partes do mundo.
Ficha técnica – Produção e Execução do Projeto; captura de Imagens; cenografia; figurino e maquiagem; edição do vídeo / edição da Vinheta / criação de texto rimado: Sandra Belê
Assistente de produção e cenografia: Maria Ivete (mãe) –  Colaboração com roteiro / Correção do texto rimado: Roberta Rocha (colaborou à distância, via internet)
Redes sociais:
Facebook: Sandra Belê
Instagram: @sandrabeleoficial
Palco MP3: Sandra Belê

07/06 – DOMINGO
17h – Pelo Mundo da Dança
Marina Carneiro – Dança – Campina Grande
Sinopse:  Marina Carneiro apresenta a história do Balé. Ela aborda desde o nascimento do balé de corte, nascimento do balé clássico, passando pelo romantismo e pelo balé neoclássico. O vídeo é feito de forma dinâmica, apresentando o panorama social geral da época, artistas conhecidos que viveram naquele período e como isso tudo conversa com o nascimento dessa dança. Marina é bailarina profissional, professora de dança e estudante de Arte e Mídia na UFCG.
Ficha técnica – Apresentação, edição, roteiro, direção de arte: Marina Carneiro/  Câmera e captação de áudio: Sóstenes Carneiro Lopes
Redes sociais: @mar.ina.artes / @angatuportaldearte

17h45 – As Aventuras de Trupizupe
Yorrana Bizai – Teatro – Queimadas
Sinopse: Trupizupe é um anti-herói brasileiro. É um cidadão nordestino que sobrevive em nossa sociedade, trazendo consigo a força do fraco, a esperteza da ingenuidade, a ambiguidade das suas atitudes e ações. Esta adaptação tem como base os textos e obras do escritor Bráulio Tavares que demonstra claramente como é possível encontrar graça na simplicidade do cotidiano. O vídeo em questão mostra uma das aventuras de Trupizupe em um reino distante. A montagem desse texto pretende preservar a simplicidade com que ele é construído e remete o espectador a rir e pensar sobre o seu próprio ridículo.
Ficha técnica – Elenco: Yorrana Bizai (Trupizupe), Gabriel Madureira Attem (Vice-Rei), Ronaldo Lima (guarda) /Fotografia: Jaciara Pereira e Yorrana Bizai / Edição e Montagem: Michael de Andrade / Produção e Direção: Yorrana Bizai
Redes sociais:
Instagram: @yorranabizai

18h15 – Magia
Flávio Manzano – Circo – João Pessoa
Sinopse: O artista Flávio Manzano realiza em sua apresentação de circo truques tradicionais de mágica utilizando objetos comuns do dia a dia. Seus números envolvem a agilidade do ilusionismo que foge do alcance dos olhos.
Ficha técnica – concepção, performance, captação de imagem, edição: Flávio Manzano
Redes sociais:
Instagram: @flavio_manzano

18h30 – Palhaça Beterraba
Renata Dourado – Circo – Cabedelo
Sinopse- No mini espetáculo solo de Beterraba, a palhaça se depara consigo mesma diante de um novo e velho mundo transformado pelo cenário de pandemia mundial. Neste contexto, em sua casa, assume seus afazeres básicos de maneira prática e divertida. Para Beterraba, estar viva é reconhecer-se, experimentar, contar história, mexer o corpo e ser ativa no mundo. A artista multilinguagem Renata Dourado entende que a palhaçaria é uma potência no seu “artevismo” político-estético.
Ficha técnica – concepção, atuação, montagem e edição: Renata Dourado /Provocação: Georgianna Dantas
Redes sociais:
Facebook: Renata Dourado
Instagram: @douradorenata

18h45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia
Ítalo Tavares  – Artes Visuais – Campina Grande
Sinopse: Passo a passo de uma obra de graffiti como arte urbana e suas concepções históricas. Video também mostra o espaço em que o artista vive e produz, destacando as ferramentas e técnicas utilizadas no graffiti e também na obra.
Ficha Técnica – Farias  Autoria, produção, direção, direção de arte, roteiro, execução, edição e pintura:  Ítalo Tavares / Depoimentos: Ariadne Meira (cunhada – psicóloga); Igor Araújo (irmão – Estudante Computação); João de Deus (Pai – aposentado do IBAMA);  Marta Lúcia (mãe – bancária aposentada)
Redes sociais:
Facebook: Corage Graffiti
Instagram: @coragegraffiti e @italotaf
Site: about.me/italotavares

Programação Virtual
Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Semana 5

01/06 – SEGUNDA
17h – Criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree, com Vinicius Dadamo (Teatro)
17h30 – Mulheres da poesia brasileira, com Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa (Teatro)
18h – Curadores: circuitos ativos 100mg, com Everton David (Artes Visuais)
18h30 – Diário de Quarentena, com Filosofino (Poesia Falada)

03/06 – QUARTA
17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças, com a Mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Culturas Populares)
17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo, com Montagem Circus (Circo)
17h45 – Literacultura, com Júnior Pereira (Literatura)
18h15 – Flores Baldias, com Flores Baldias (Música)
18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia, com Bodão Ferreira (Música)

05/06 – SEXTA
17h – Dança em Casa, com BBoy Invictus (Dança)
17h45 – Devaneio compartilhando um processo, com Eulina Barbosa (Teatro)
18h15- A cena do Slam, com Mari Oliveira (Poesia Falada)
18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente, com Sandra Belê (Música)

07/06 – DOMINGO
17h – Pelo Mundo da Dança com Marina Carneiro (Dança)
17h45 – As Aventuras de Trupizupe, com Yorrana Bizai (Teatro)
18h15 – Magia, com Flávio Manzano (Circo)
18h30 – Palhaça Beterraba, com Renata Dourado (Circo)
18h 45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia, com Ítalo Tavares (Artes Visuais)

PB Agora

Deixe seu Comentário