A Paraíba o tempo todo  |

Filme vencedor de festival em NY ganhará os cinemas dos EUA

O filme brasileiro que, na próxima sexta-feira (7), for anunciado como o vencedor do Cine Fest Petrobras Brasil-NY deve ganhar distribuição em oito cidades dos Estados Unidos. O prêmio se deve a uma parceria entre a Inffinito, empresa que organiza o festival, e a Maya Entertainment, empresa norte-americana voltada ao mercado latino.

 

“O vencedor do Cine Fest Petrobras Brasil-NY 2009 será premiado com a inclusão em um programa nacional de distribuição, com um total de seis filmes que chegarão a oito cidades dos Estados Unidos –incluindo as principais, como Nova York, Los Angeles e Miami”, explica Tonantzin Esparza, diretora de aquisições da companhia.

 

A parceria teve início neste ano, dando continuidade ao longo trabalho de buscas feito por Esparza nos festivais do mundo todo, atrás de produções independentes de origem latino-americana que possam ser bem-sucedidas no mercado dos Estados Unidos.

 

“Vou a todos os festivais, a Sundance, Tribeca, NY Latino Film Festival, Miami International Festival, Toronto … Sempre procurando filmes que tenham boas chances de comercialmente atravessar o país. Selecionamos filmes independentes, de gêneros diferentes, com grandes atores, belas histórias, alto nivel de produção. Buscamos filmes que divirtam o público e tragam um cinema de culturas diferentes da América Latina para os Estados Unidos”, explica a diretora, que tem como seu favorito na programação do evento o longa “Divã”.

 

No Cine Fest Petrobras Brasil-NY, o grande vencedor é escolhido pelo voto popular. “Geralmente em festivais como Sundance ou Tribeca, o prêmio de melhor filme é dado pelo público, que se não gosta diz isso claramente, e se gosta diz que amou.”

 

Adriana Dutra, diretora do festival, afirma que a premiação colocou com o Cine Fest em um novo patamar. “Um de nossos maiores objetivos é criar oportunidade de negócios para o cinema brasileiro, mas isso é um trabalho de formiguinha, anos após ano. Essa parceria coloca o festival em um outro patamar. Esses eventos são importantes na medida em que ganham visibilidade, criam plateia e proporcionam negócios. Essa é uma oportunidade importantíssima.”

 

Para Dutra, atualmente o Brasil tem “uma visibilidade muito interessante no mercado internacional”. “É visto como um país de pessoas ‘cool’, cosmopolitas, bonitas, quentes, simpáticas. Esse é o Brasil que os estrangeiros conhecem. E não só os americanos, mas o mundo todo.” Esparza concorda quanto ao interesse estrangeiro pelo que é feito no país. “Acho que as pessoas têm muito interesse em ver mais filmes feitos na América Latina, mas poucos têm chegado ao mercado. Esse é nosso desafio”, afirma.

 

Ela diz que, assim que o vencedor for anunciado, se sentará com os produtores responsáveis para negociar a parceria na colocação do longa no mercado cinematográfico norte-americano. A concretização do projeto depende apenas dos dois lados entrarem em acordo.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe