Além de chorinhos e sambas, o cenário do Sabadinho Bom deste sábado (13), na Praça Rio Branco, terá a beleza e as cores da Feira Solidária, com produtos confeccionados por artesãos do Programa de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A atividade faz parte de uma Ação Integrada entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A feirinha é uma comercialização coletiva de artigos dos grupos de produção que são acompanhados pela Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), da Sedes. A proposta, segundo a diretora da Dessan, é divulgar o e oferecer um espaço adequado para a venda dos produtos confeccionados pelos grupos de artesanato dos bairros da cidade. “A assessoria que prestamos tem como princípios a solidariedade, a autonomia e o cooperativismo”, destacou.
Variedade de opções – Os freqüentadores e visitantes do Sabadinho Bom terão a oportunidade de se divertir e, também, de comprar produtos artesanais de vestuário e decoração. Estarão expostos quadros em óleo sobre tela (com pontos turísticos de João Pessoa), artigos de cama e mesa (bordados e pintados), bijuterias, bolsas, flores de tecido, mudas de rosas, pimentas, produtos da culinária regional e outras opções para uso pessoal e presentes.
O objetivo da Dessan é manter uma frequencia das feiras em espaços estratégicos da cidade, onde se reúnem turistas e pessoas da cidade que apreciam a arte. Além de produtos ligados ao artesanato local, o público poderá apreciar pratos regionais, já que o trabalho contempla grupos ligados à culinária da terra. “A economia solidária tem como pilares a valorização da cultura local e o desenvolvimento de forma sustentável”, definiu Aline.
Secom-JP