A Paraíba o tempo todo  |

Evento homenageia Ariano Suassuna

Cássio doa ingresso para torcedor desesperado do Fluminense

O Cariri paraibano ganha destaque neste fim de ano com um evento cultural, que será realizado de 9 a 12 de dezembro na cidade de Taperoá. O Festival Cariri Mostra Artes do Povo, o Seminário “Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania” e o Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba terá como homenageado o secretário de Cultura de Pernambuco, o paraibano Ariano Suassuna, que fará a palestra de abertura do Festival.

Na abertura do evento, dia 9, será realizado um intercâmbio no Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba, do agreste pernambucano, do Seridó do Rio Grande do Norte e do Cariri Cearense. Todos esses territórios serão representados por uma exposição das ações em rede dos Pontos.

Além de Ariano, que é um dos maiores teatrólogos do Brasil e ex-morador de Taperoá, os eventos receberão os professores da Universidade Federal Fluminense, colaborador da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), Frederico Lustosa, e o jornalista e consultor em gestão de redes para instituições governamentais, Cássio Martinho. Um dos fundadores da rede Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), Célio Turino, e o ator e pesquisador, coordenador do Fórum Permanente das Culturas Populares, Américo Córdula, também falarão no Festival.

Cláudia Márcia Ferreira, Vanoir Koehler, Bartira Ferraz Barbosa, a representante regional do MinC, Tarciana Portella, e Socorro Maciel da CIOFF Brasil, são outros que estarão nos eventos. Durante essa semana de atividades culturais, econômicas, educacionais, turística, social e ambiental, todos poderão participar de debates, reflexões e exposições. Ainda será discutido um programa de desenvolvimento sustentável da região através da economia da cultura.

“Vamos tentar valorizar a diversidade cultural com capacitação, exercício de protagonismo, inovação e empreendedorismo cultural, contribuindo para elevação de capital cultural, humano e social do território”, explicou a gestora do projeto integrado de Turismo do Sebrae, Rosa Maria Correia. A realização de tudo é do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, AMPPARE, IHGC, Sebrae Paraíba, governo do Estado, prefeitura municipal e BNB.

Pontão – O Seminário será um espaço de planejamento e fomento de políticas públicas de cultura, começando a atuação a partir deste ano. “Criaremos uma espaço de oportunidades de intercâmbio de experiências. Acima de tudo, um espaço referencial de valorização dos saberes e fazeres da cultura caririzeira”, acrescentou a coordenadora do Pontão, Alice Monteiro.

Programação

Encontro de Pontos de Cultura – PB, RN, PE;

Exposição “Ações em Rede de Pontos de Cultura;

Mostra de Desenvolvimento Regional – PB, CE, PE, RN, RS, MG E AM;

Encontro de Mestres da Cultura Cariri 2010;

Exposição “Artes do Povo” e oficinas;

Cavalhada e Argolinhas;

Encontro de grupos folclóricos, repentistas, violeiros e trios de forró.

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe