A Paraíba o tempo todo  |

Estação promove workshop de música

 A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes realiza, na próxima sexta (4), às 14h, o workshop inédito “Brincando com Sons”, com instrumentos de percussão fabricados e improvisados. Podem se inscrever pessoas a partir de 10 anos. A aula, gratuita, vai ser realizada no miniauditório 1 da Estação das Artes e faz parte do projeto Artecultura, desenvolvido pelo setor de Gestão Educacional da Estação. Não é necessário se inscrever.

 

“O foco do workshop é trabalhar a versatilidade timbrística dos instrumentos percussivos que, via de regra, pode abranger qualquer som do universo – desde o bater das palmas, que é o primeiro barulho primitivo registrado, até qualquer choque de instrumentos entre si”, explica Luciano Oliveira, arte-educador que vai coordenar a aula e fundador do Artecultura.

 

Os ritmos trabalhados serão xote, baião, samba, coco e maracatu. A flauta doce, cujo brilho se assemelha ao de uma voz, fará o acompanhamento melódico. “Vou apresentar ao público tambor, agogô, maraca, triângulo e queixada, e trabalhar o corpo como o maior e mais fundamental instrumento percussivo”, acrescenta.

 

Brincando com Sons – Não é a primeira vez que a Estação realiza workshops idealizados na fusão de instrumentos percussivos e de sopro. O primeiro foi em julho, com uma aula de “Percussopro”, que buscou explorar o uso laboratorial de ambos. A combinação inusitada deu certo. Pandeiros, ganzás, zabumbas, congas e alfaias juntaram-se aos canos, botijões, panelas, etc, formando combinações eletrizantes. “Quando se trata de percussão, a matéria-prima é infinita”, afirma Genentton Rodrigues, flautista.

 

Projeto – O Artecultura é um projeto semanal pensado para que o público de todas as idades tenha acesso a oficinas e workshops preparados por arte-educadores da Estação ou em parceria com grupos populares.

As oficinas pedagógicas abrangem flauta doce, percussão corporal e instrumental, aulas de violão, contação de histórias, teatro, danças populares e preservação do meio ambiente. “A estratégia do Artecultura é expor as lições de aprendizado primeiro, para depois deixar os estudantes soltos, se divertindo”, explica Luciano Oliveira.

 

Luciano Oliveira – Formado no Conservatório Pernambucano de Música, é arte-educador da Estação Cabo Branco, músico do Nação Maracahyba e um dos fundadores do Maracatu do Baque Virado e do Círculo de Tambores da Paraíba. Ele também produz oficinas musicais em comunidades carentes de João Pessoa.

 

Serviço:

Projeto Artecultura apresenta workshop “Brincando com Sons”

Entrada gratuita

Quando: sexta-feira (4)

Horário: 14h
Local: miniauditório 1 da Estação das Artes

Informações: 3214-8303 ou 3214-8270

Contato: Luciano Oliveira, coordenador do Artecultura (8802-0543).

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe