A Paraíba o tempo todo  |

Estação promove primeiro drive-in com “Raul” na próxima quarta

 A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes promove na próxima quarta-feira (25), às 20h, o evento ideal para os amantes do cinema retrô. É a primeira sessão de drive-in em João Pessoa, que vai ser realizada no estacionamento da Estação, com a exibição de “Raul – O início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho. Antes, haverá sessão do curta “A poeira dos pequenos segredos”, do paraibano Bertrand Lira.

O projeto, que passou seis meses em estudo, é resultado de um esforço entre a Estação Cabo Branco e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

O ingresso custa dois quilos de alimento não perecíveis por motorista. Porém, os alimentos devem ser entregues nesta sexta (20), sábado (21) ou domingo (22) na recepção do auditório. No ato, o motorista deve apresentar o documento do veículo, já que o controle das vagas no dia da sessão será feito mediante a apresentação de senha com os dados da placa. “Dispomos de 121 vagas para carros de pequeno porte (inclusive para idosos e portadores de deficiência), e 30 para ciclistas”, explica Rangel Júnior, organizador do evento.

Imagem – Dois projetores de intensidade de 7 mil lúmens e um de 12 mil lúmens, com qualidade full HD, ocuparão um espaço de 25×9 metros, cobrindo a parede externa da área administrativa que dá para o estacionamento. O sistema de som será misto, sendo por frequência de rádio para os que estarão no carro e têm aparelho de som e outro por sistema de alto-falantes, disposto em dois pontos do estacionamento, para quem estiver fora dos veículos.

Atingindo-se a lotação máxima do estacionamento na Estação Cabo Branco, os carros excedentes serão orientados a ocupar o estacionamento da Estação das Artes. Os portões serão abertos a partir das 18h. Os banheiros da Sala de Práticas Educacionais, que ficam vizinhos ao local do drive-in, servirão aos espectadores. Completando a infraestrutura do evento, dois pontos de venda de pipoca ficarão situados nas laterais do estacionamento. O setor de eventos da Estação Cabo Branco já programa novas sessões de drive-in para este ano, uma vez por mês.

Drive-in – Em 6 de junho de 1933 foi inaugurado o primeiro estabelecimento de drive-in em Camden, Nova Jersey (EUA). Os 600 espectadores foram assistir à comédia britânica “WivesBeware”. O seu criador foi Richard Hollingshead.

Em 1958, existiam mais de 4 mil destas instalações em todo o território dos Estados Unidos. Hoje, após duas décadas de decadência, voltam a ressurgir como peça nostálgica, direcionada quase exclusivamente à família. A diminuição no sucesso do drive-in começou a partir dos anos 80, devido ao aumento no valor das terras, além do emprego do vídeo e da televisão a cabo.

 

Raul – O início, o fim e o meio – O filme traça a carreira do cantor, da infância na Bahia – quando conheceu Elvis Presley, até sua morte aos 44 anos, vítima de uma parada cardíaca, em decorrência do alcoolismo e diabetes. Este constrói um panorama de uma vida curta, intensa e tumultuada, pontuada por alcoolismo, drogas e conflitos, mas não perde de vista a energia criativa do cantor e compositor de hinos da contracultura, como “Metamorfose Ambulante”.

Um grande tesouro do filme está no material de arquivo, proveniente de particulares, parentes, amigos, emissoras de tevê, contando inclusive com algumas imagens inéditas.

A poeira dos pequenos segredos – Ao enveredar pela primeira vez no mundo ficcional, o documentarista Bertrand Lira (de “Bom dia Maria de Nazaré”, “O senhor do Engenho”, “O rebeliado” e “O diário de Márcia”) escolheu a adaptação do conto “A poeira dos pequenos segredos”, do escritor paraibano Geraldo Maciel.

O curta trata do drama existencial de Santiago (Nanego Lira), um homem do campo fascinado pelo mistério do mundo e de sua mulher, Otília (Verônica Sousa), à espera pelo retorno do amado. A adaptação transmuta, em sons e imagens, a delicadeza do universo construído por Maciel na sua escrita.

Serviço:
Estacine Drive-in
Quando: quarta-feira (25), às 20h
Onde: estacionamento da Estação Cabo Branco
Ingresso: 2 kg de alimento
Entrada: liberada a partir das 18h
Informações: Rangel Júnior, organizador (8888-9833)
Fones: 3214-8270 ou 3214-8303

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe