A Paraíba o tempo todo  |

Estação Cabo Branco promove “Venha ver a lua”

Acontece neste domingo (27) mais uma edição do projeto ‘Venha Ver a Lua’, a partir das 16h30, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na avenida João Cirilo da Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco. O evento faz parte das comemorações alusivas a um ano da Estação e do Ano Internacional da Astronomia.

O projeto ‘Venha Ver a Lula’ é realizado uma vez por mês, geralmente no domingo que antecede a lua cheia e é acontece em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). A entrada no local é gratuita e as pessoas podem aprender sobre o espaço Celeste, contemplar a lua, as estrelas e os planetas através dos telescópios disponibilizados no terraço panorâmico da Estação, que ficará aberta neste dia, excepcionalmente, até às 20h.

A atividade será iniciada na sala de Convenções com a exibição de vídeos sobre o universo astronômico. Em seguida haverá um debate com a participação dos integrantes da APA e astrônomos paraibanos convidados. As pessoas poderão tirar dúvidas e curiosidades sobre o estudo do Universo, sobretudo do Sistema Solar, da Galáxia e cosmologia entre outros.

Ao anoitecer os participantes se deslocam até o terraço panorâmico da Torre Mirante para contemplar o espaço Celeste por meio de vários telescópios que já estarão instalados e disponíveis para quem quiser ver de perto, por exemplo, os planetas e as crateras da Lua, que nesses dias está na fase crescente.

Venha Ver a Lua – É um projeto permanente da Estação Cabo Branco realizado desde o ano de 2008, uma vez em cada mês, com a participação da Associação Paraibana de Astronomia, com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência e, sobretudo a astronomia.

Este ano está sendo comemorado o Ano Internacional da Astronomia que completa 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas com um telescópio por Galileu Galilei. De acordo com o diretor da Associação Paraibana de Astronomia, Tomaz Passamani, está sendo uma grande uma oportunidade para os cidadãos da Terra adquirirem um conhecimento mais profundo da Astronomia e o seu papel no enriquecimento das culturas humanas. Além disso, está servindo como uma plataforma para informar o público sobre as mais recentes descobertas astronômicas e destacar o papel essencial da educação na ciência da astronomia.

A missão da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes é difundir e popularizar a Ciência e as Artes para a inclusão social. Na opinião do conselheiro da Estação, Mário Toscano, o projeto ‘Venha Ver a Lua’ é sem dúvidas uma atividade inusitada, já que a Estação têm como componente importante à divulgação científica. “A Astronomia é uma ciência pouco divulgada ou quase desconhecida nas escolas e na Estação Cabo Branco estamos uma vez em cada mês tendo a oportunidade para conhecer mais sobre essa temática”, enfatizou.

 

SERVIÇO:

Projeto VENHA VER A LUA

Domingo (27)

Hora: 16h30

Entrada Franca

Informações: 3214.8303/8270

Local: Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes – Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco- João Pessoa – PB- Cep: 58046-010

Contatos: 9153.8895/3235.3514 (Tomaz)

Email: [email protected]

Secom/JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe