A Paraíba o tempo todo  |

Divulgado resultado para curso gratuito de assistência de direção

 O resultado da seleção de alunos que participarão do curso de Assistência de Direção foi divulgado nesta quarta-feira (16). A atividade gratuita será realizada em João Pessoa, no período de 21 a 26 de novembro, e é uma realização da Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

 

As aulas serão realizadas no auditório 2 (rampa 1) do Espaço Cultural José Lins do Rego, no horário das 9h às 18h (com uma hora de intervalo) e no sábado das 8h às 13h. Foram selecionados 25 alunos. O curso é voltado para profissionais e estudantes da área audiovisual. Os ministrantes são profissionais que atuam no setor audiovisual.

 

Assistência de Direção

 

Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o curso assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Neste curso os alunos estudarão sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e experiências práticas, será possível entender as funções clássicas do assistente de direção. A carga horária total é de 45 horas e as aulas serão ministradas por Marcelo Caetano.

 

Instrutor

 

Marcelo Caetano nasceu em Belo Horizonte, trabalha como diretor, assistente de direção e produtor em curtas e longas-metragens e em programas de televisão. Foi diretor assistente do longa-metragem “Tatuagem” (PE/2013) dirigido por Hilton Lacerda, melhor filme pelo júri e crítica no Festival de Gramado e melhor filme pela crítica e público no Festival do Rio. Trabalhou como assistente de direção nos filmes “Depois da Chuva” de Claudio Marques e Marilia Hughes (BA/2013) melhor ator e roteiro no Festival de Brasília, exibido nos festivais de Rotterdam e Bafici; “Filmefobia” de Kiko Goifman (SP/2008) melhor filme no Festival de Brasília e exibido no festival de Locarno; “Origem e Destino” (CE/2013) de Armando Praça; “Valeu Boi” (PE/finalização) de Gabriel Mascaro; “Prometo um dia deixar essa cidade” (PE/finalização) de Daniel Aragão.

 

Como diretor realizou os curtas “A Tal Guerreira” (2008), “Bailão” (2009), “Na sua companhia” (2011) e “Verona” (2013), exibidos em importantes festivais como Rotterdam, Clermont‐Ferrand, IndieLisboa, Huesca e premiados nos festivais de Brasilia, Janela de Cinema do Recife, Cine‐PE, Curta Cinema, Festival de Curtas de BH, MixBrasil, entre outros. Co‐produziu o média‐metragem “Permanências” (2010) de Ricardo Alves Jr, exibido na Semana da Crítica de Cannes e foi produtor de elenco do longa-metragem “Permanência” (PE/finalização) de Leonardo Lacca. Está atualmente trabalhando no seu primeiro longa-metragem “Corpo Elétrico”.

 

 

Parceria

 

A parceria entre Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) e Funesc existe desde 2011. Desde então, já foram realizados os cursos de Direção de Arte (2010/2011, com Vera Hamburguer), de Cinematografia Digital (2011, com Carlos Ebert), de Roteiro (em 2012, com Hilton Lacerda), de Direção de Atores e interpretação Cinematotográfica (em 2012, com Christian Duuvoort), de figurino (2014, com Rosângela Nascimento) e em 2015 a Funesc sediou o curso de Produção executiva, com João Jr.

 

 

Lista dos alunos selecionados em ordem alfabética:

 

 

Bruna Maria de Almeida Cabral

 

Carine Fiuza Ferreira

 

Caroline Monteiro Jacintho de Oliveira

 

Cristiane Guedes Fragoso

 

Daniel Araújo Rodrigues

 

Diego Leite Lima

 

Emaxsuel Roger Rodrigues

 

Flávio Júnior Freitas Ferreira

 

Ian Abé Santiago Maffioletti

 

João Paulo Feitoza Clementino Palitot

 

Jonas Gonzaga da Costa Junior

 

Katia Celyane Farias Schmitt

 

Kennel rogis Paulino Batista Nunes

 

Leandro Bittencourt Dias

 

Lucas Cavalcanti Fernandes Costa

 

Marcelo Quixaba Gonçalves

 

Marina Cavalcante Rodrigues Costa

 

Mercyo Matias da Costa

 

Nina Flor

 

Nival Correia de Araujo

 

Reginaldo Barboza de Lima

 

Rodrigo Aragao Quirino

 

Thaynara Negreiros Araujo

 

Virginia de Oliveira Silva

 

Yebá Ngoamãn Martins Fagundes

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe