A Paraíba o tempo todo  |

Diretor da Editora da UEPB se emociona ao receber prêmio Jabuti

 A cerimônia de premiação da 55ª edição do o Prêmio Jabuti, realizada na noite da última quarta-feira (13) em São Paulo teve um destaque para `a Paraíba. Enquanto a grande mídia focava no escritor Luis Fernando Verissimo, colunista do jornal O Estado de S.Paulo, que venceu o Prêmio na categoria Livro do Ano de Ficção com a coletânea de contos ‘Diálogos Impossíveis’ (Objetiva), o professor Cidoval Morais, diretor da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), subia discretamente no palco para receber o troféu.

Pela segunda vez, a instituição conquistou o mais importante prêmio da literatura nacional, cobiçado por escritores e editoras de todo o país. O Jabuti é o mais abrangente prêmio do mercado editorial.
Emocionado, Cidoval o prêmio e dedicou a todos os autores paraibanos, especialmente, os escritores que já tiveram obras publicadas pela EDUEPB. Com o prêmio Jabuti na mão, o professor desembarcou na manhã desta quinta-feira (14), no Aeroporto João Suassuna, e horas depois, já estava na Praça da Bandeira, no encerramento da 6ª edição da Feira do Livro Universitário. “As pernas tremiam o coração batia forte. Foi muito emocionante receber o prêmio” revelou.

Na ocasião, Cidoval Morais apresentou o Prêmio Jabuti e o Catálogo com a obra vencedora impressa. A Editora da UEPB conquistou o Jabuti com o livro “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: uma Análise Crítica”, de autoria do professor Roberto de Andrade Martins. O professor participou da solenidade de premiação e se emocionou com o segundo prêmio Jabuti conquistado pela UEPB. O livro foi o terceiro colocado na categoria “Ciências exatas, tecnologia e informática”.

“Becquerel e a Descoberta da Radioatividade” fala sobre a história da Física e da Química. A obra faz uma análise sobre a descoberta dos Raios-X, sua divulgação, as escolhas dos compostos de urânio, os enganos experimentais e esclarece diversos pontos que até então não foram aprofundados pelos historiadores. O autor, no prólogo do livro, relata que por mais importante que tenha sido o desenvolvimento dos estudos sobre radioatividade, no início do século XX, seu estudo histórico é mínimo.

Em 2011, a UEPB foi vencedora do Prêmio Jabuti com o livro “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg, que traz uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história da teoria quântica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais.

O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Alguns escritores contemplados por ele foram Jorge Amado, Clarice Lispector e Chico Buarque, entre outros. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência. O Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de uma obra.

Severino Lopes

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe