Já imaginaram como ficam as personagens que fazem parte do São João de Campina Grande, suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus? O fotógrafo e publicitário Emanuel Tadeu, que há cinco anos fotografa as festas juninas da Rainha da Borborema, decidiu fazer uma exposição virtual para mostrar como estão profissionais como cantor, costureira, sanfoneiro, apresentador e quadrilheiro nessa época que deveria ser o aquecimento para o Maior São João do Mundo. Todas as fotos serão acompanhadas por poemas do poeta cordelista Lima Filho.

A exposição será toda em preto e branco e recebeu o nome ‘O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena’. Ela visa traduzir em fotos que o São João foi pausado, pois é hora de cuidar da saúde. “Estou acostumado a fotografar o brilho intenso, as cores vivas da festa, mas precisei destinar todas as cores à saúde que sempre será nossa maior prioridade. Sendo assim, o momento está todo em preto e branco traduzindo o drama vivido por todos nós”, explicou o fotógrafo.

Neste momento de isolamento social, a exposição será online, por meio do site oficial de turismo de Campina Grande (www.vivacampina.com.br) e terá início no dia 22 de junho. A ideia foi retratar as pessoas a espera da festa junina, que segundo a Prefeitura Municipal deverá ser realizada no final do ano. Emanuel também vai expor fotos de edições anteriores da festa.

“As fotos expostas relatam a descontinuação das cores da vida e mostram também os sonhos, em quarentena, daqueles que são um dos maiores responsáveis por fazer o Maior São João do Mundo acontecer em Campina Grande (PB). É necessário passar por isso com a convicção que iremos voltar. O São João encontra-se ausente, nesse momento, mas ele vai voltar, em perspectiva. ”, explicou Emanuel.

Sobre Emanuel – Emanuel Tadeu da Silva tem 24 anos e é natural de Campina Grande. Ele é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e atua como fotógrafo há seis anos. Nos últimos cinco anos fotografou o Maior do São João do Mundo e teve fotos publicadas em veiculas nacionais e internacionais. Emanuel costuma fotografar o cotidiano de Campina com muita sensibilidade, a exemplo do registro das ruas da cidade vazias em período de pandemia.

Sobre Lima Filho – Lima Filho é natural de Campina Grande Produtor, cultural, compositor e poeta cordelista e realiza trabalho com cordéis personalizados e apresentação de eventos em cordéis com seu personagem Virgulima de Campina. Ele é produtor dos festivais de quadrilhas juninas de Campina Grande, Produtor do Quadrilhando e Por do sol cultural. Também desenvolve um trabalho artístico no Coletivo cordel Paraíba com músicas e poesias.

PB Agora

Deixe seu Comentário