A Paraíba o tempo todo  |

Centenário do jornalista Hermilo Borba Filho é comemorado na Paraíba

Se estivesse vivo, o escritor, advogado, jornalista e ensaísta pernambucano Hermilo Borba Filho completaria 101 anos. De importância ímpar para a cultura brasileira, principalmente para a cultura popular, Hermilo foi um dos fundadores do Teatro Popular do Nordeste, juntamente com Ariano Suassuna, Capiba, Gastão de Holanda e José de Moraes Pinho.

Apesar de ter nascido em Pernambuco, no município de Palmares, Hermilo viveu parte da vida na Paraíba, onde atuou como professor universitário, ao ministrar a disciplina de “História do Espetáculo” na Universidade Federal da Paraíba. Um dos seus maiores parceiros também era paraibano: Ariano Suassuna. Juntos, montaram diversos espetáculos, a exemplo de “O Auto da Compadecida”, que lhe rendeu o prêmio de como diretor revelação pela Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCT).

Assim, para lembrar da figura desse grande incentivador da cultura popular, a Companhia Editora de Pernambuco, em parceria com os Governos dos Estados da Paraíba e Pernambuco, promove, nesta segunda-feira (19), o Encontro do Centenário de Hermilo Borba Filho. O evento acontece, a partir das 9h, no Auditório 1 do Mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O encontro contará com a presença de agentes culturais dos dois estados, além da viúva de Hermilo, Leda Alves, que atualmente ocupa o cargo de secretária de Cultura do Recife.

Sobre o homenageado, o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, lembra que “Hermilo deixou um legado imenso, algo que extrapola as fronteiras do seu estado de origem. Junto com Paulo Freire e Ariano, por exemplo, criou o MCP [Movimento de Cultura Popular]. Foi uma referência importante enquanto crítico de teatro, reconhecido nacionalmente. Hermilo eternizou-se ao estabelecer um diálogo permanente com o futuro da arte brasileira”.

Confira a programação:

8h às 12h – Manhã Paraibana

Neroaldo Pontes Azevedo (Professor e Escritor)

Sérgio de Castro Pinto (Poeta e Jornalista)

Geralda Medeiros Nóbrega (Professora e Ensaísta)

Josimere Maria Silva (Professora e Ensaísta)

14h às 18h

Leda Alves (Atriz e Administradora Cultural)

João Denys (Professor, Ensaísta e Dramaturgo)

Carla Denyse (Jornalista, Cineasta e Produtora Cultural)

Juareiz Correya (Escritor e Editor)

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe