A Paraíba o tempo todo  |

Casa da Pólvora abre oficina de percussão

 A Casa da Pólvora, situada na Ladeira São Francisco, no Varadouro, recebe a partir desta segunda-feira (28) o projeto “Oficinas da Pólvora”, com aulas de percussão voltadas para adolescentes na faixa entre 11 e 16 anos das comunidades da região do seu entorno.

 

As inscrições, gratuitas, começam no próprio dia e estão abertas para 20 jovens, com aulas as segundas e sextas-feiras, das 15h às 16h30. Todo o curso tem duração de sete meses. Comandado pela arte-educadora mineira Rosenilha Fajardo, o projeto socioeducativo tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult), e se propõe a favorecer a inclusão social pela via da arte.

 

O trabalho pedagógico tomou por gérmen as oficinas de formação musical desenvolvidas por ela com jovens da sua Leopoldina (MG) natal, entre 2005 e 2010. “Utilizo instrumentos convencionais, como tambores, e improvisados, como tubos de PVC, em ritmos brasileiros e na pesquisa da memória cultural local para sensibilizar o senso estético-musical nos jovens”, esclarece Rosenilha.

 

O projeto baseia-se n’O Passo, processo de educação musical desenvolvido por Lucas Ciavatta, baseado na consciência e movimentação corporal para a criação rítmica,e no método Uakti, no que tange ao uso de instrumentos não convencionais na música. Também prevê a realização de quatro espetáculos e a gravação de um DVD mostrando a evolução do trabalho dos jovens.

 

“Pretendo formar um grupo comum repertório inspirado no nosso cancioneiro popular e na pesquisa de ritmos, cantos e movimentação destas fontes populares”, projeta a arte-educadora para os meninos do Varadouro. Mais informações pelos telefones 9-8726-2693 e 9-9696-6598.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe