A Paraíba o tempo todo  |

Cantor paraibano Totonho lança concurso para escolher roteiro de novo clipe

Foto Rafael Passos
CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O cantor e musicista Totonho, referência no circuito independente de música da Paraíba e do Nordeste, lança concurso para escolher o roteiro do videoclipe da música “Tem Mais Igreja do que Supermercado”, em parceria com o cineasta e produtor cultural Carlos Dowling. Composta pelo músico em 2010, ela foi gravada em estúdio e integra o álbum Samba Luzia Preta, de 2018, o mais recente do artista. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc Paraíba através do Edital Margarida Cardoso, para projetos de videoclipes e filmes de curta-metragem.

A ideia do concurso surgiu de conversas e dilemas sobre como produzir um videoclipe em tempos de Pandemia, onde as condições se tornam mais difíceis por conta das medidas de distanciamento social para prevenir a proliferação da COVID-19.

“A ideia e propostas iniciais surgiram de Totonho, estávamos em impasses estratégicos de inventarmos soluções logísticas para produzir o videoclipe nesse contexto extraordinário da Pandemia e das restrições causadas pelos protocolos do isolamento social, e ele apresentou a ideia de convidarmos fãs dele e da banda para apresentarem ideias, que desde a fase de concepção mobilizarão através da faixa “Tem Mais Igreja do que Supermercado”, do último disco que lançamos já faz alguns tempos, Samba Luzia Gorda”, explicou Carlos Dowling.

Totonho destaca que a proposta não é apenas promover uma consultoria para agregar ideias, mas promover uma interação com a equipe do videoclipe, fazer parte do projeto.

“Gostaríamos que houvesse um melhor compartilhamento da obra, uma interatividade. Em tempos de crise a necessidade gera outras filosofias, outras políticas, levantes, buscas de alternativas. Então, nesse caso, ao invés de pensar um clipe, colocar ideias e contratar profissionais tendo como referência o álbum [Samba Luzia Gorda, em que a faixa está inserida], resolvemos nos antecipar no sentido de abrir uma interação com fãs, com o público que gosta da música, abrir para múltiplos olhares, e não só ajudar, mas interagir, entrar dentro do código de elaboração, dentro dessas referências da obra e do clipe”, detalhou o músico paraibano.

O compartilhamento de visões e perspectivas sobre a canção e o clipe são a tônica maior do concurso, uma forma de promover uma construção artística coletiva nos moldes do que Totonho, um artista independente oriunda da cultura popular, sempre defendeu.

“O clipe é um passo à frente no sistema de interatividade: bora mundiça! Bora pegar na alça no caixão, bora ressuscitar essa volta de fazer música, de fazer arte coletivamente!”, convida Totonho.

Oficina no V Janela Quebrada

Realizada após o resultado do concurso, de forma independente, a oficina “TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO – criação de videoclipe” é uma das ações da V Janela Quebrada, mostra dedicada ao cinema experimental.

Nessa oficina, “os participantes irão destrinchar, revelar e discutir o processo de concepção e desenvolvimento da versão do videoclipe como Lyric-Video, bem como a prospecção de versões alternativas, um concurso vinculado à feitura de roteiros, além de derivadas técnicas e ideias inspiradas no conceito de fanfic, brevemente descrito como a ficcionalização criada e produzida por fãs e redes de afinidade que orbitam os artistas”, consta na descrição da atividade que será ministrada por Carlos Dowling, que além de cineasta e produtor cultural é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba, onde já ofertou disciplinas e workshops de roteiro.

Segundo Dowling, tanto o concurso quanto a oficina irão contribuir para o processo criativo do videoclipe.

“A ideia é que a oficina que ocorrerá em julho, no período do festival V Janela Quebrada, tenhas vasos comunicantes com o concurso, e que apesar de não serem eventos idênticos, serão eventos convergentes correndo em trilhas paralelas, que podem e devem se encontrar e daí inventarem derivações criativas. Essa é a aposta e a potência da ideia, creio”, ressaltou o cineasta.

“Assim, divulgaremos o resultado do concurso de roteiros para o videoclipe, pensado no modelo de fanfic, no primeiro dia da oficina. Inclusive vale destacar o convite das concorrentes do concurso poderem participar como ouvintes do curso livre, estimulando e fortalecendo práticas da ficção de afinidades, ou ficções de aficionados, numa livre tradução e explicação de fanfic, ou obras feitas, a priori, por pessoas vindas do universo de fãs de Totonho e Os Cabra”, completou Dowling.

A música

A canção “Tem Mais Igreja do que Supermercado” foi composta em 2010 e apresentada ao publico pela primeira vez em abril do mesmo ano, num show na cidade de Catolé do Rocha, alto Sertão da Paraíba. Desde então, a música foi cantada e performada em diversos outros shows e apresentações musicais, mas só viria a virar faixa de um álbum de estúdio de Totonho em 2018, com o lançamento de Samba Luzia Gorda.

A letra aborda as manifestações de religiosidade, muito genuínas da cultura paraibana, nordestina e brasileira, em paralelo à ascensão de igrejas cristãs que promovem a mercantilização da crença e atuam na mesma lógica de empresas privadas, transformando a Fé num excelente negócio.

O artista explica que, assim como essa, têm várias canções que ele compôs, mas não chegou a gravar e revela o motivo de ter inserido a música como faixa de seu último álbum.

“Tem muitas músicas inéditas que eu não gravei até hoje porque não tive chance, porque quando eu gravo um álbum eu sigo um conceito. No caso de ‘Tem mais Igreja do que Supermercado’ tem uma coisa que tem muito a ver com minha minha mãe. Ela vendia quitutes na rua e costumava dizer [ao receber o dinheiro do pagamento] ‘Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, passe pra esse canto’, fazia o sinal da cruz e metia o dinheiro no bolso. Então, inclui músicas que têm a ver com ela, ‘Tem Mais Igreja’ está nesse álbum por conta da ligação com a minha mãe”, explicou Totonho.

Inscrições no concurso

As inscrições para o concurso vão estar abertas até o dia 6 de julho para qualquer pessoa interessada e maior de 18 anos. Quem tiver interesse deve enviar a proposta para o e-mail basilisco.producoes@gmail.com tendo como assunto: TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO: [Nome da/do concorrente]. No site oficial, https://www.sambaluziagorda.com/, estão divulgadas as informações sobre o modelo de roteiro e também acesso à letra da canção e à música gravada. A proposta vencedora será considerada para gravação do videoclipe e receberá prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00.

No texto da chamada de inscrição que consta no site, um convite muito afetuoso para participar da empreitada criativa:

“O cabra está muito saudoso dos shows com bailes e abraços, e enquanto a imunidade não vem, chamamos todas e todos para mandar uma a proposta/ideia de roteiro para o videoclipe de TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO”.

Sobre Totonho

Cantor. Compositor. Produtor. Aos nove anos de idade criou a banda Os Renegados, que tocava com instrumentos feitos de lata. Natural da cidade de Monteiro, trabalhou vendendo buchada de bode no interior da Paraíba. Em 1982 mudou-se para a capital João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba. Tratava-se de uma cooperativa de compositores, que agregou artistas como Chico César, Jarbas Mariz, os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros. Cursou a faculdade de Arte e Educação e realizou trabalhos sociais junto à comunidade. Em 1988 radicou-se no Rio de Janeiro. Criou a ONG “Projeto Ex-Cola”, com atividades no Circo Voador e o projeto “OBA – Oficinas Básicas de Arte”. Comanda desde 2003 o grupo Totonho & Os Cabra.

Sobre Carlos Dowling

Cineasta e professor de cinema da Universidade Federal da Paraíba.  Atua como produtor cultural e realizador audiovisual há mais 20 anos, tendo recebido prêmios em diversos festivais. Dirigiu o DVD do álbum “Estado de Poesia”, de Chico César, em parceria com O Canal Brasil e a Globo Nordeste. Desenvolve pesquisa em roteiro e narrativas audiovisuais.

SERVIÇO: 

Concurso para escolha de roteiro do videoclipe da música “Tem Mais Igreja do que Supermercado”, de Totonho

Datas: de 22 de junho a 06 de julho, com informações no site oficial

Endereço eletrônico: sambaluziagorda.com

Da Redação com Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe