A Paraíba o tempo todo  |

Campus Festival 2015 começa amanhã no Espaço Cultural

 O Campus Festival 2015 começa nesta quinta-feira (19), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e pretende, durante quatro dias, transformar a capital paraibana em uma espécie de “fórum nacional de debates”. O evento tem um extensa programação de palestras e mesas redondas, e vai oferecer também ao público muitas opções gratuitas de atividades nas áreas de games, tecnologia, gastronomia, artesanato, literatura, cinema e artes visuais.

 

Com a participação de especialistas de renome, o festival vai colocar em discussão, segundo revelam os diretores do evento, o administrador Will Fonseca, 27, e o publicitário Tiago Quirino, 21, temas relevantes da atualidade que vão desde comportamento nas redes sociais, desafios da produção de conteúdo na internet, privacidade e segurança da informação, Direito e Mídia, maioridade penal, descriminalizar ou não as drogas, cuidados com alimentação e o corpo no século 21, até a grave crise de imigração na Europa.

 

MESAS REDONDAS – O grande painel de debates do Campus Festival 2015 começará a ser formatado na quinta-feira, a partir das 14h, com a realização de três mesas redondas simultâneas: Design de Interiores, com Julye Pinheiro e Pedrita Tavares; Alimentação no Século XXI, com Adilson Santana e Izabela Evelin; e Maioridade Penal, com Ana Clara Montenegro e Ilana Paiva. De acordo com a organização do Campus, os debates irão durar em média uma hora e quinze minutos, pois serão abertos à participação do público.

 

Os debates do primeiro dia do Campus prosseguem com as mesas Brasileiríssimos + The Brontes e Desmistificando o Universo dos Dados, com Christiny Sanson e Igo Queiroga, às 15h30; Publicidade como Forma de Arte, com Frank Ramalho e Sacha Teixeira; Existe Contexto na Publicidade?, com Maurício Nunes e Digo Galvão; e Direito e Midia, com Flaviana Maribondo e Lauriston Pinheiro, todas estas às 17h. No total, serão realizadas 18 mesas até o domingo (22), data do encerramento do Campus.

 

TORNEIOS DE GAMES – Os torneios de games começam na quinta-feira, às 11h, logo após a solenidade de abertura do festival, que acontecerá às 9h. Os jogos eletrônicos serão nas modalidades League of Legends (Lol), Counter-Strike Global Offensive (CS:GO), FIFA 15 e Just Dance. Os cerca de 600 jogadores já estão disputando R$ 8 mil em prêmios, pois as etapas online do torneio já estão acontecendo.

 

MOSTRA GASTRONÔMICA – A Arena Chef, onde será instalada a Mostra Gastronômica, é uma das novidades deste edição 2015. Funcionará, diariamente na Praça do Povo, das 14h às 22h. A Mostra Gastronômica reunirá alguns dos melhores restaurantes de João Pessoa, entre eles, o Quintal Restô, Blue, Pão com Gergelim, Tasca da Esquina, Maria Andrade Brigaderia, Cakel-Doces Gourmet e Amore di Latte. Serão instalados bares de apoio e uma área confortável para acomodar o público.

 

O público terá acesso gratuito à Mostra Gastronômica, na quinta-feira, sexta-feira e domingo. Somente o sábado (21) será reservado, com acesso pago, para o público dos quatro shows programados com Nando Reis, Otto, Dois Africanos e Seu Pereira e Coletivo 401.

 

ARTES VISUAIS – Proporcionar ao público uma reflexão sobre a relação existente (ou não) entre violência e tecnologia, e vice-versa. Essa é uma das propostas da exposição coletiva Corpus Docilis, que faz parte da programação cultural do Campus Festival e já tem confirmados os nomes dos artistas visuais Ary Régis, Cris Calaço, Diogo Galvão, João Cassiano, Nih Fernandes, Paulo Rocha, Ri Maia, Isabela Jerônimo e Thiago Trapo – curador e que também vai expor seus trabalhos.

 

A exposição será dividida em quatro módulos: “Fotografia – Artes Urbanas”, “Pintura e Ilustração”, “Instalação Contemporânea” e “Espaço Digital Interativo”. Thiago explicou que a grande atração da mostra será o “Espaço Digital Interativo”. “A ideia desse segmento de arte imaterial é retirar o público da zona de conforto, da posição de observador passivo, levando-o a interagir com o universo simbólico construído pelos artistas”, esclarece.

 

FEIRA DE ARTESANATO – Peças selecionadas de várias tipologias do artesanato paraibano, como madeira, cerâmica, fios e algodão colorido, estarão à venda na Feira do Artesanato do Campus Festival. Agestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Lu Maia, curadora da feira, revelou irão participar do evento apenas artesãos de João Pessoa. Ela destacou a importância de os artesãos, durante os quatro dias do Campus, entrarem em contato com jovens empreendedores, de ideias inovadoras. “O Campus reúne pessoas motivadas, interessadas em transformar ideias em projetos, conquistar espaço no mercado, e isso é muito salutar para os artesãos, que sobrevivem da venda de seus produtos”, observou .

 

FEIRA DE LIVROS – O estande da Livraria do Luiz irá centralizar as atividades da Feira de Livros do Campus Festival, que homenageará o jornalista e cronista Gonzaga Rodrigues. A Feira será realizada de quinta-feira a domingo, no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego e terá ainda estandes das editoras de A União, Ideia, Patmos, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e do Instituto Federal Tecnológico da Paraíba.

 

Segundo Ricardo Pinheiro, proprietário da Livraria do Luiz, durante a Feira de Livros do Campus serão realizados encontros de escritores locais e relançamentos de várias obras, além de sessões de autógrafos, mostra de CDs da Óliver Discos e apresentações musicais. “A ideia é promover o autor paraibano, incentivando-o a apresentar e debater sua obra diretamente com o público”, destacou o livreiro.

 

O Campus Festival é uma promoção da Luz Criações, em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Inscrições e informações no estande do Campus Festival no Espaço Cultural, no site www.campusfestival.com.br ou pelo telefone 3021-3425.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe