A Paraíba o tempo todo  |

Biblioteca da Funad atenderá de usuários com mais de 1.2 mil títulos

Funad disponibiliza na biblioteca 1.2 títulos sobre diferentes formas de deficiência

Estimular o gosto pela leitura e oferecer informações sobre as diferentes formas de deficiência. Esse é o objetivo da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) ao reativar a biblioteca para usuários, pais e/ou responsáveis e funcionários da instituição.

Para a presidente da Funad, Rosália Araújo, o espaço, agora instalado no pátio interno do órgão, é uma forma de oferecer cultura e educação para todos os usuários e faz parte das ações realizadas pela nova gestão, “que prioriza a pessoa com deficiência e sua família, bem como seus funcionários e a comunidade”.

Com uma estrutura adaptada e um acervo de mais de 1,2 mil títulos, incluindo obras de Literatura Infantil, Educação, Pedagógicos e Literatura sobre as diferentes formas de deficiência (auditiva, física, intelectual, múltipla e visual), a biblioteca da Funad também é referência para pesquisas acadêmicas sobre o tema. As novas instalações, no andar térreo da instituição, trazem mais conforto, comodidade e visibilidade para quem procura seus serviços e está aberta diariamente, durante os horários de atendimentos.

Rosália Araújo garante que os pais e/ou responsáveis também serão beneficiados, já que podem usar o espaço para buscar conhecimento e também entretenimento enquanto aguardam os usuários em atendimento. “Ganhamos muito ao incentivar a leitura nos pais, que atuam como multiplicadores e incentivadores para seus filhos descobrirem o gosto pela leitura. É também uma forma de suavizar o tempo de espera, já que muitos vêm de bairros distantes ou outros municípios em busca de um atendimento especializado, como o que é oferecido pela fundação”, explicou.

Em Braille – Ao assegurar a inclusão de todos os seus usuários e funcionários, já que parte deles também possui algum tipo de deficiência, a Funad oferece ainda um serviço especializado para as pessoas com deficiência visual, através do ‘Espaço de Estímulo à Leitura Braille’. São mais de 200 títulos impressos, incluindo livros da Bíblia Sagrada, que podem ser acessados livremente pelos interessados.

Para o técnico do Setor de Estimulação Precoce e portador de deficiência visual, Oswaldo Nery Cerqueira, o espaço para leitura em Braille “é mais um grande benefício que a nova gestão trouxe para todos. Sem dúvida, era o que precisávamos e queríamos há muito tempo e, graças à nova gestão, estamos recebendo hoje”.

A avaliação do usuário – “Estamos muito felizes e agradecidos à Funad, por estar investindo na melhoria da qualidade de todos os que frequentam a Fundação”. O comentário foi feito por Ana Cristina da Silva, mãe da usuária Dayse da Silva Costa, de 19 anos, portadora de deficiência intelectual, definindo o que ela e outras mães e responsáveis estavam sentindo. “A nova localização da Biblioteca é só o começo de tudo de bom que ainda está por vir. Hoje, podemos também conhecer um pouco mais sobre a deficiência de nossos filhos e também nos sentimos mais valorizadas e alegres”, completou.

Secom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe