A Paraíba o tempo todo  |

Alunos do Prima participam de Festival Internacional de Fagotes no Rio de Janeiro

 Alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) viajam, nesta quinta-feira (26), ao Rio de Janeiro para participar do 1º Festival Internacional de Fagotes, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Os polos contemplados pela viagem são de Catolé do Rocha, no Sertão do Estado; Alto do Mateus, em João Pessoa; e Tibiri, em Santa Rita. Para o evento, foram inscritos 80 fagotistas. A Paraíba foi contemplada com três, além da professora Catalina Klein.

 

De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do Prima, a participação desses alunos neste festival de música representa mais uma oportunidade de aprendizagem musical e troca de experiências. “São estas oportunidades que nos dão a certeza de que, se há algumas falhas, os acertos são consideravelmente bem maiores. A participação dos alunos do Prima será uma grande passarela para os talentos produzidos no Estado da Paraíba”, afirmou.

 

Além de se apresentarem em concertos com artistas renomados, os alunos do Prima terão oficinas para aperfeiçoarem ainda mais a execução do fagote. “Será um bom momento para que nossos alunos adquiram ainda mais experiência e, na volta, possam compartilhar com todos os polos do Prima, de forma a se desenvolverem de maneira igualitária. Fico muito feliz, além de termos uma pedagogia musical excelente, oportunidades como estas acrescentam ainda mais”, pontuou Alex Klein.

 

Festival – O Primeiro Festival Internacional de Fagotes UFRJ-USP acontece desta quinta-feira (26) até segunda-feira (30). De acordo com a organização, a realização do evento tem como objetivo ajudar no processo de criação de parâmetros norteadores para uma melhor inserção do fagote nos cursos de música no Brasil, através de um evento que explore diversos formatos de apresentação.

 

O evento, em sua primeira edição,vai homenagear o compositor brasileiro Francisco Mignone, e o professor Noël Devos, a quem Mignone dedicou toda sua obra para o fagote. Com uma vasta produção para o instrumento, a obra de Mignone para fagote configura um repertório inédito e valioso.

 

Prima – Criado pelo Governo do Estado em 2012, o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) nasceu com o objetivo de levar oportunidade a crianças e a jovens carentes do Estado em escolas da rede pública, principalmente, através da música, com foco na educação. Atualmente, o Prima contempla mais de 1,5 mil alunos de polos espalhados em cidades como João Pessoa, Cabedelo, Itaporanga, Santa Rita, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Catolé do Rocha. Ao todo, são mais de dez municípios atendidos pelo projeto.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe