Na manhã desta quinta-feira, 06, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Transito e Transportes Públicos – STTP divulgou, o plano de mobilidade para as festividades da festa de São João, a partir desta sexta-feira, 07.

A STTP contará com um efetivo de 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes, em revezamento, para um trabalho diário operando com 09 viaturas e 18 motocicletas, distribuídos nos três turnos de plantões, de acordo com a demanda exigida pela programação do São João. Também serão disponibilizadas equipes de plantão de sinalização e do setor de Semafórica, fazendo-se presente  também os gerentes setoriais e seus auxiliares direto.

O plano de ação da STTP conta com estratégias operacionais em parceria com as policias Militar e civil, Cptran, e Bombeiros, Samu e Guarda Municipal, conforme reuniões realizadas com o Ministério Público objetivando detalhar as operações de fiscalização do trânsito, aliado ao sistema de monitoramento eletrônico por câmeras.

A operação definida em reunião com todos os setores da STTP será executada conforme o planejamento da coordenação do São João, com interdição das seguintes ruas, no entorno do Parque do Povo, e com a presença de equipes de apoio operacional:

Área 1 – Rua Paulino Raposo x Rua Lino Gomes Da Silva – Via reservada para os veículos de urgência (Polícia, Trânsito e Guarda Municipal) emergência (SAMU e Bombeiros), bem como aos veículos de autoridades, devido a um dos camarotes da PMCG estar localizado no Centro Cultural, situado na rua Paulino Raposo. Ainda nesta área haverá  reserva de vagas para as viaturas a serviço da imprensa.

Área 2 – Rua Lino Gomes da Silva x Rua Sebastião Donato – Terá um  ponto base com equipes de agentes de trânsito e fiscais de transportes, para organizar e dirimir qualquer tipo de conflito no trânsito. No local também haverá estacionamento para veículos de segurança pública.

Área 3 – Rua Frei Caneca x Rua Tiradentes – Esta via estará com um dos lados reservados para veículos a serviço do evento, e credenciados.

Área 4 – Rua Frei Caneca x Rua Desembargador Trindade – Via com um dos lados reservados para veículos a serviço da secretaria de saúde da PMCG, e viaturas dos Bombeiros.

Área 5 – Rua Sebastião Donato x Rua Frei Caneca – Via importante para acesso dos pedestres para o interior do Parque do Povo. Esporadicamente, dependendo da necessidade, essa interdição é antecipada para o cruzamento da Rua Sebastião Donato com a Rua Otacílio de Albuquerque, e nos dias de ápice da festa, a interdição é feita temporariamente no cruzamento da Rua Sebastião Donato com a Rua Miguel Couto.

Área 6 – Rua Major Belmiro x Rua Paulino Raposo – Via também destinada a suporte e apoio para estacionamento de veículos à serviço da imprensa que dão cobertura ao evento.

Área 7 – Rua José do Patrocínio x Rua Olegário Azevedo – Nesta via estarão alocados os veículos de segurança pública. Esta interdição normalmente fica sob os cuidados da Polícia Militar.

De acordo com o plano de operação as interdições serão nos seguintes horários: de segunda a quarta-feira, das 18h às 02h, e quintas, sextas,  sábados, e domingo, das 18h às 04h.

Estacionamentos regulamentados: Dentre as ações traçadas pela STTP ficam estabelecidos os seguintes pontos para o estacionamento e tráfego no entorno do Parque do Povo:

– Ônibus de Turismo: Embarque/Desembarque – Av. Mal. Floriano Peixoto (por trás da Clipsi); R. João Moura (trecho próximo ao portal de acesso ao Parque do Povo); Rua Miguel Couto (sentido bairro centro junto ao Monumento 150 Anos). Estacionamento – Cazuza Barreto (bolsão em frente a STTP), Estação Velha, Rua Almeida Barreto e Rua Dr. Severino Cruz..

– Para Carga/Descarga, será permitido no horário das 10h às 15h, nos seguintes locais regulamentados: Rua Major Belmiro (por trás da Pirâmide); Rua Dr. João Moura (próximo ao portal de acesso ao Parque do Povo), e Rua Tiradentes (próximo à rua Sebastião Donato).

Zona Azul Social – Devido a grande procura por estacionamento, novamente será implantado o estacionamento Zona Azul Social, para garantir uma maior otimização na utilização das vias.

Esta modalidade de estacionamento consiste em autorização da STTP as ONGs que já operam o estacionamento Zona Azul da área central, cobrarem uma taxa de ocupação por cada veículo estacionado, por um tempo  determinado de 4 horas, nas ruas abaixo com uma média de 350 vagas:

Rua Frei Caneca; Rua Desembargador Trindade; Rua Tiradentes; Rua João Moura; Rua Otacílio de Albuquerque; Rua Treze de Maio; Rua Sebastião Donato. Rua Santa Clara (em torno do quarteirão da Câmera dos Vereadores, Shopping Lindaci Medeiros e secretaria de Ciência e Tecnologia); Rua José do Patrocínio, e Rua Lino Gomes da Silva.
Idosos – 15 vagas nos locais com estacionamentos regulamentados: Rua Dr. João Moura junto ao portal de entrada para o Parque do Povo, e Próximo as esquinas da rua Frei Caneca com rua Tiradentes;

Deficientes Físicos (15 vagas) – Rua Sebastião Donato entre as ruas Otacílio Albuquerque e Frei Caneca (tipo bolsão dos dois lados da via); Próximo as esquinas da rua Frei Caneca com rua Desembargador Trindade e rua Tiradentes;

Obs.: será autorizado ao deficiente físico que utiliza a cadeira de rodas o ACESSO para desembarque/embarque na Rua Tiradentes, na proximidade da rua Sebastião Donato.

Credenciais de estacionamento e trânsito livre: Na necessidade de dar acesso aos moradores, bem como as pessoas que estarão trabalhando no evento, serão reservadas áreas de estacionamento nas proximidades do evento e serão confeccionados adesivos que servirão de credenciais. Essas áreas e os adesivos serão classificados da seguinte forma:
– Credencial Área VERDE  – Destinada aos veículos de Autoridades, com estacionamento especifico regulamentado área verde;
– Credencial Área AZUL – Destinada aos veículos a serviço, com estacionamento específico regulamentado área azul;
– Credencial SAÚDE – Destinada aos veículos da Secretaria de Saúde;
– Credencial IMPRENSA – Destinada aos veículos da imprensa que estejam a serviço;
– Credencial MORADOR – Destinada aos veículos de moradores que residam na parte da rua que esteja interditada.

Transporte Público – A divisão de transportes, tem a função principal de fiscalizar o cumprimento da oferta do serviço de taxis, moto taxis e ônibus coletivo à população. Além dos Fiscais de Transportes, a gerencia contará também com apoio de agentes de trânsito à disposição, para auxiliar nessa fiscalização operacional.

Assim como em todos os anos, o serviço de transporte coletivo é muito utilizado pelos forrozeiros que chegam ao Parque do Povo. Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de taxi e moto taxi nas proximidades da festa, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos ao transporte público.

Transporte Coletivo – terá horário estendido no período junino, com o Terminal de Integração funcionando em horário especial a partir da meia noite, com ônibus saindo com horários específicos. O Terminal receberá o apoio da Policia Militar, que garantirá segurança para os passageiros.

Pontos de Táxis: ficarão localizados nos seguintes trechos:
            Ponto 1 – Av. Mal. Floriano Peixoto (da expansão do Shopping Lindaci Medeiros passando ao lado da Secretaria de Ciências e Tecnologia, estendendo se pelo bordo esquerdo da via, na lateral do Parque Evaldo Cruz até a Pça do Rotary);
            Ponto 2 – Rua Dr. João Moura (proximidades do portal de acesso ao Parque do Povo);
            Ponto 3 – Rua Sebastião Donato (Trecho da Rua Miguel Couto até a Rua Otacílio de Albuquerque.). 
Ponto de mototaxi – ficarão localizados nos seguintes trechos:
            Ponto 4 – Rua Treze de Maio (em frente à CLIPSI);
            Ponto 5 – Rua Sebastião Donato (entre a Rua Otacílio de Albuquerque e a Miguel Couto).
Toda a execução das ações do Plano de Mobilidade junina da STTP também chegará aos distritos de Galante, São José da Mata, e Catolé de Boa Vista, conforme programação elaborada pela coordenação do São João.

Por todo o mês de junho, e até a primeira semana de julho, será disponibilizada uma estrutura interna na STTP, com central de rádio, central de monitoramento, e telefone para informações adicionais ao público em geral, através do número 3341-1517, ou no site www.sttpcg.com.br.

 

Assessoria

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Morre em São Paulo o cantor Roberto Leal, aos 67 anos

Morreu na madrugada deste domingo (15), em São Paulo, o cantor português Roberto Leal, aos 67 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, onde o…