A Paraíba o tempo todo  |

Orquestra Sinfônica da Paraíba inicia temporada 2019 nesta quinta-feira

A abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica da Paraíba é um convite para a alegria. É o que garante o regente da OSPB, maestro Luiz Carlos Durier, em relação ao primeiro concerto oficial deste ano, que acontece nesta quinta-feira (11/04), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita.

A apresentação inicia com a execução da abertura do ballet “As Criaturas de Prometheus”, Op. 43”, do compositor alemão da era clássica Ludwig van Beethoven (1770-1827), seguida pela composição do russo VasilyKalinnikov (1866-1901), “Intermezzo nº 2”.

Antes do intervalo, os músicos vão mostrar ao público a “Suíte Pastoral (Idylle e DanseVillageoise)”, de autoria de Emmanuel Chabrier (1841-1894), compositor francês da era romântica. Para encerrar a noite, a orquestra trará a “Sinfonia nº 6 em Dó Maior, D589 – A Pequena”, do austríaco Franz Schubert (1797-1828).

“O programa do primeiro concerto é bastante leve”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Nós colocamos uma paleta de compositores que trazem uma música bastante alegre. Nós vamos ter uma abertura de Beethoven, um intermezzo de Kalinnikov, uma suíte singular intitulada Pastoral, de Chabrier, e a alegre sinfonia de Schubert. Todo esse material é convidativo, para que as pessoas se reúnam para tocar e possamos fazer a diversão daquelas pessoas que venham nos assistir.  Exatamente, um programa todo voltado para a alegria”, destacou.

Para a presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Nézia Gomes, é grande a expectativa para a temporada. “Esse concerto marca a abertura da temporada da orquestra, uma temporada muito especial que tem, dentro da programação, homenagem a Jackson do Pandeiro e também a possibilidade de chegar em outros municípios da Paraíba, para tirar a orquestra da Sala de Concerto e levar mais para perto da população. Acho que vai ser um concerto lindo. Tenho certeza que o maestro está superempolgado, e que seja um concerto de abertura para um ano de muita arte, de muitas comemorações, belas músicas, belos concertos”, ressaltou Nézia.

Regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 21 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por três anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar, e no ano passado, o também paraibano Chico César foi o destaque da apresentação em homenagem aos 433 anos da capital paraibana.

Próximos concertos

A abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba será no próximo dia 25 de abril. Em maio, está agendado concerto no dia 23, e em junho, dia 20. Já a Orquestra profissional dará continuidade à temporada nos dias 16 de maio e 13 de junho. Todas essas apresentações das orquestras paraibanas irão acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

Foto:Thercles Silva

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe