A Paraíba o tempo todo  |

Visibilidade de superlua prejudicada

 Na noite desta segunda-feira, a Lua estará em sua maior aproximação com a Terra desde 1948. De acordo com estimativas da agência espacial americana, nos céus ela aparecerá entre 14% e 30% mais brilhante que o habitual, mas, por causa das condições climáticas, milhões de brasileiros não poderão observar o fenômeno, conhecido como superlua. E quem perder a oportunidade só poderá ver a lua com brilho tão intenso em 2034.

— Essa superlua é especial porque o momento em que acontece o perigeu (aproximação máxima com a Terra) coincide com o período da fase cheia da Lua — explicou o astrônomo Marcos Calil, do Clima Tempo. — Isso faz com que a Lua pareça muito grande quando ela nascer e quando ela se pôr.

O perigeu aconteceu às 9h21 desta segunda-feira, pelo horário de Brasília, quando a Lua esteve a apenas 356.509 quilômetros da Terra, mas quem puder observar o satélite durante a noite ou no amanhecer de terça-feira se surpreenderá com o seu tamanho. De acordo com Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Natural, os melhores momentos para observação serão às 19h26 desta segunda, quando ela nascer, e às 6h05 de terça, quando ela se pôr.

 

 

Clique aqui e veja o conteúdo na íntegra



O Globo

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe