A Paraíba o tempo todo  |

SUS oferece troca de sexo para mulheres

SUS vai oferecer troca de sexo para mulheres em São Paulo

O governo de São Paulo vai oferecer, a partir do final deste mês, cirurgias de remoção de útero para mulheres que desejam trocar de sexo. Para realizar o procedimento, os homens transexuais (quando a mulher se sente como um homem)
deverão comparecer ao Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na capital paulista.

No Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CTR, eles serão avaliados e, em seguida, encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington, onde ocorrerá a histerectomia (retirada do útero).

O hospital terá capacidade para realizar até cem cirurgias. Os transexuais terão atendimento personalizado, com quartos individuais e equipe treinada. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já há cinco transexuais a serem encaminhados ao hospital para avaliação de histerectomia.

A Secretaria também deverá encaminhar os pacientes para cirurgia de retirada de mama. O hospital de referência, na capital, será definido nos próximos meses, segundo Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo.

– Trata-se, sem dúvida, de uma grande vitória contra a discriminação e a legitimação dos direitos desta população.

Em setembro de 2010, o CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou uma nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. A partir daquela data, o CFM passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais (aqueles que se identificam com o gênero masculino, embora tenham nascido com sexo biológico feminino) deixam de ser experimentais e podem ser feitos em qualquer hospital publico ou privado, desde que sigam as recomendações do Conselho. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

 

R7

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe