Por pbagora.com.br

O senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) está preocupado com a facilidade trazida pelo PIX, sobretudo para a bandidagem. Em pronunciamento essa semana ele alertou para a possibilidade de que a implantação dessa ferramenta, novo sistema de pagamentos que permite a transferência de dinheiro em poucos segundos, possa incentivar uma onda de sequestros. Ele se referiu a declarações nesse sentido do delegado aposentado Fernando de Moraes, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que ficou conhecido pelo combate a esse tipo de crime.

— Ele agora volta e diz o seguinte: ‘esse Pix tem uma faceta muito preocupante, que é de as pessoas serem sequestradas, pegarem o telefone delas e dizerem “pega aí tudo e passa” para um terceiro’, que já pega o dinheiro em segundos, joga para outro canto e some. Então essa é uma preocupação real — afirmou.

Suassuna garantiu que não tem nada contra o progresso tecnológico e que inclusive recebeu com satisfação a notícia da implantação do Pix, mas agora considera que o Banco Central deveria ter criado mecanismos para dificultar a ação dos criminosos.

O senador também chamou a atenção para as possíveis consequência da perda financeira que sofrerão os bancos, que sempre cobraram tarifas pela transferência de dinheiro. Para ele, poderão ocorrer demissões e fechamento de agências. As informações são da Agência Senado.

 

Redação

Deixe seu Comentário