A Paraíba o tempo todo  |

Sebrae apóia encontro sobre empreendedorismo em Campo Grande (MS)

Com apoio do Sebrae, Associação Junior Achievement leva noções de empreendedorismo a estudantes dos ensinos fundamental e médio
Sheila Rossetto a Junior Achievement MS promoveu no último sábado (17), das 10 às 22 horas, a 2ª Feira do Programa Miniempresa, na praça central do Shopping Campo Grande. As atividades da feira tiveram início às 8 horas, com uma palestra sobre ‘Motivação e Vendas’.

O gerente-executivo da Junior Achievement no Estado, Robson Corrêa do Canto, explica que participaram da feira cerca de 160 alunos do segundo ano do ensino médio das escolas Avant Garde, Hércules Maymone, Raul Sans de Matos, Colégio Atehneu, Joaquim Murtinho e Sesi, que estão vivenciando lições práticas do mundo empresarial por meio do Programa Miniempresa, oferecido pela organização.

Segundo Robson a feira superou as expectativas, já que algumas escolas venderam todos os produtos e ainda receberam encomendas. O resultado foi um excelente faturamento para as miniempresas. “Na feira eles puderam colocar em prática todas as informações e conhecimento repassado durante o programa como: venda, motivação, trabalho em equipe, controle de estoque, marketing do produto, comunicação com o público, abordagem, etc.”

Cada escola elaborou um produto diferente: a Escola Avant Garde, almofadas; o Hércules Maymone, bijuterias; o Raul Sans de Matos, chaveiros; o Colégio Ateneu, porta-trecos/celular; o Joaquim Murtinho, bijuterias; e o Sesi, vaso de flor artificial. Todos os produtos foram bem aceitos pelos visitantes.

O programa

O Programa Miniempresa é ministrado durante 15 semanas. Cada miniempresa é composta de 25 a 30 alunos do 2º ano do ensino médio. Os próprios alunos escolhem e fabricam o produto a ser comercializado, vendem ações para conseguir o capital necessário para o empreendimento, organizam a administração elegendo um presidente e os diretores de recursos humanos, produção, finanças e marketing, compram matéria-prima, produzem, vendem, pagam salários, comissões e recolhem impostos. No final do programa, os impostos recolhidos são doados a instituições e o lucro é distribuído entre os acionistas.

Em 2005 a Junior Achievement capacitou 90 alunos com o Programa Miniempresa (ensino médio) e 110 com o Programa Introdução ao Mundo dos Negócios (ensino fundamental). Para 2006 a previsão é de que sejam capacitados mais 400 do ensino médio e 600 do ensino fundamental. “Vamos abrir novos projetos e trabalhar com turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental, e 1º e 2º ano do ensino médio. Temos uma meta para capacitar mais de mil alunos”.

A Associação Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia para crianças e jovens e tem como proposta disseminar a cultura empreendedora. As aulas são ministradas por voluntários que recebem capacitação para ministrar o conteúdo do programa. É mantida pela iniciativa privada e não possui fins lucrativos. As escolas que adotam a Associação incluem o programa como complemento curricular sem custos adicionais e acabam tendo acesso a excelentes recursos e materiais de educação econômica, que auxiliam os alunos a escolher opções de carreira.

As empresas que desejam ter o nome aliado à responsabilidade social podem fazer parte da Associação como mantenedora, passando a integrar um grupo seleto de empresários. Em Mato Grosso do Sul, são mantenedoras as empresas: Sebrae, Agilitá Propaganda, Contexto Mídia Assessoria de Comunicação, Fundação Biótica, Grupo José Pessoa, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Sesi, Uniderp, Tendência Informações e Sistemas LTDA. A Associação Junior Achievement MS Conta ainda com o apoio do Jornal A Crítica, Gráfica Pontual, Sindvest, II Irmãos Gestão Contábil, Pão e Tal e Shopping Campo Grande.

 

Sebrae

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe