A Paraíba o tempo todo  |

Rio tem esquema após Olimpíada

 A Olimpíada do Rio terminou neste domingo (21) e a segunda-feira (22) terá clima de “volta pra casa”. Um esquema especial de mobilidade foi montado na cidade, que teve feriado decretado para minimizar os impactos no trânsito devido ao fluxo de delegações e turistas que estarão indo embora da cidade.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, espera ter recorde de passageiros: 85 mil pessoas devem embarcar.
A concessionária Rio Galeão pede que os passageiros cheguem seis horas antes do horário de partida de voos internacionais. Para voos domésticos, a recomendação é chegar com duas horas de antecedência. Foram colocaros a mais 76 voos, fora os 240 que são os usuais da cidade. Serão 46 voos internacionais ao longo do dia.

 

A expectativa é que cerca de 28 mil bagagens sejam despachadas e que até 85 mil pessoas passem pelo local, que em dias normais recebe cerca de 40 mil passageiros.
O aeroporto oficial dos Jogos Olímpicos se prepara para atender o maior fluxo de passageiros já registrado na sua história.

Para os atletas, foi montado um esquema especial para segunda (22) e terça-feira (23) das 8h às 22h. Mais de 60 balcões de check-in de companhias aéreas serão instalados na Vila Olímpica, na Barra da Tijuca, onde eles poderão despachar a bagagem e pegar o cartão de embarque. Ao chegarem no aeroporto, só precisarão passar pelo raio-x.
Trens e metrô
Apesar de ser feriado, metrô e trens funcionarão como em dias úteis. O Metrô Rio vai manter aberta a Linha 4 – a abertura ao público será em 19 de setembro – para facilitar o trajeto dos usuários credenciados e atender a recomendação do Comitê Organizador dos Jogos. O funcionamento ocorrerá entre 6h e 23h.

Nas Linhas 1 e 2, o horário será das 5h à meia-noite e está mantido o mesmo planejamento dos Jogos: circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo, sem a necessidade de transferência, e reforços nas equipes de segurança, bilheteria e condutores. A Concessionária também disponibilizará orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários.
Nos trens, todos os ramais terão programação de dia útil, com intervalos reduzidos nos horários de pico, das 4h às 8h e das 16h às 20h.

 

Faixas Olímpicas
As faixas olímpicas implantadas na cidade continuarão funcionando, nesta segunda-feira, até as 23h59. Apenas veículos credenciados pela Rio 2016 poderão transtitar nessas faixas exclusivas.

Bloqueios
O entorno do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, terá seus bloqueios mantidos até as 23h59 desta segunda-feira (22). Os fechamentos acontecem na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, Avenida Salvador Allende, Avenida Olof Palme e Rua Pedro Calmon por causa do grande número de delegações e de equipamentos que deixam a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico.
Os acessos da Linha Amarela que têm fechamentos diários, de segunda a sexta-feira, terão bloqueio estendido. Ficarão fechados, das 6h às 21h, os acessos 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Dom Helder Câmara), no sentido Fundão. Os motoristas que utilizam esses acessos para ir para o Centro devem utilizar as rotas alternativas: Serra Grajaú- Jacarepaguá, Rua Dias da Cruz, Rua Goiás e Avenida Dom Helder Câmara.

As áreas de lazer do Aterro do Flamengo e da orla do Leblon, Ipanema e Copacabana permanecerão canceladas. A área de lazer da Avenida Rio Branco será montada das 7h às 24h, para receber o grande público do Boulevard Olímpico.

A Prefeitura do Rio recomenda ao público que vá à região de transporte público, principalmente de trem e de metrô. Além da Avenida Rio Branco, um trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, será bloqueado, a partir da Avenida Passos. Também ficam fechados o Túnel 450 e a Rua Visconde de Inhaúma.

Boulevard Olímpico
O Boulevard Olímpico funcionará na segunda-feira, mas não terá mais shows. Os museus, casas e atrativos permanentes continuam na cidade. Segundo o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o Boulevard Olimpico foi eleito pelos turistas como o melhor local turístico da cidade, à frente da praia de Copacabana e do Cristo Redentor, pontos tradicionais da cidade.
Os três “live sites”, localizados na Praça Mauá, Madureira e Campo Grande, receberam quatro milhões de visitantes, informou a Riotur. Nos telões, foram exibidas mais de 100 horas de transmissões esportivas.

O sucesso foi tão grande que a Prefeitura do Rio decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico da Praça Mauá mesmo no período de recesso entre o final da Olímpiada e o início da Paralimpíada. Quem visitar o local entre 22 de agosto e 6 de setembro encontrará diversos artistas de rua, poderá aproveitar as comidinhas dos food truckse bares e ver a galeria de arte urbana que a Avenida Rodrigues Alves virou.

O Balão Panorâmico volta a partir de terça-feira (23), e o público poderá subir a 150 metros de altura para conhecer o Centro do Rio de um outro ângulo. A Casa Brasil continuará funcionando nesse período pré-Paralimpíada, das 14h às 20h.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe