Ferramentas foram criadas a partir da análise dos termos mais buscados na internet nos dias que antecedem a eleição e na data do pleito

Uma parceria firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o buscador do Google, a partir da análise dos termos mais buscados nos dias que antecedem a eleição e no próprio dia do pleito, permitiu o desenvolvimento de uma série de ferramentas para auxiliar eleitores.

Desde esta quinta-feira (4), se o eleitor pesquisar na busca do Google “Como votar?”, aparecerá uma caixa especial com informações provenientes do TSE indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação, entre outras informações relevantes.

O mesmo ocorrerá quando o usuário procurar seu local de votação. Buscando pela expressão “Onde Votar? ”, uma caixa se abrirá para que o eleitor obtenha a informação a partir do preenchimento do seu nome ou número do título de eleitor, data de nascimento e nome completo da mãe.

Resultados

Após o encerramento da votação, será possível acompanhar a apuração dos votos para cargos majoritários – presidente (após o fim da votação no Acre, às 19h do horário local de Brasília), bem como senador e governador (às 15h do horário local da respectiva unidade da federação) – diretamente pela busca, praticamente, em tempo real. Ao procurar “Resultado Eleições 2018” ou “Apuração Eleições 2018”, uma caixa será exibida no topo da busca com os resultados atualizados.

O acompanhamento do resultado também estará disponível quando se pesquisar pelo nome de algum candidato a deputado federal: a caixa com a apuração dos votos irá aparecer logo abaixo do Painel de Conhecimento do candidato.

“Ok, Google, quero falar com o TSE”

Outra experiência disponível é a Ação do TSE no Google Assistente. É a primeira vez que uma autoridade eleitoral cria uma ação especial no Assistente. É possível conversar com o TSE para consultar como votar, descobrir o número do título de eleitor, qual o local de votação e tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral. Para começar, basta dizer “Ok, Google, quero falar com o TSE” ou digitar “Quero falar com o TSE” no Assistente, e as opções de conversa aparecerão.

 

TSE

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Deixe seu Comentário