A Paraíba o tempo todo  |

ONG faz campanha contra tradição

Ambientalistas de Santa Catarina registraram a redução do número de farras do boi no estado, durante o período da Semana Santa deste ano. Segundo levantamento feito pela Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Ambiental Ecosul, foram registrados mais de 100 casos na região em 2008. Até esta quinta-feira (9), menos de dez casos foram notificados.

 

“Ainda não temos dados precisos, mas é evidente a queda acentuada nos casos de farras do boi. As ações preventivas da Polícia Militar, com apoio do Ministério Público e de outros ambientalistas colaboraram para a conscientização da agressão que é cometida contra os animais”, disse Halem Nery, coordenador do instituto.

Ele afirmou ainda que a queda dos casos é consequência das campanhas contra a farra do boi, desenvolvidas ao longo dos últimos três anos. “Estamos conseguindo fazer com que as novas gerações tenham a percepção de que não se trata de uma festa, mas de pura agressão contra os bois.”

 

 

Economia

Halem Nery informou ainda que as recentes ações da Polícia Militar conseguiram provocar um abalo econômico aos organizadores das farras. “Em uma ação recente, os policiais conseguiram apreender 40 bois, em Governador Celso Ramos (SC), que seriam usados em várias farras.”

 

O ambientalista disse ainda que cada animal é comercializado por R$ 800 a R$ 1 mil. “Em alguns lugares, os bois são alugados em consignação para as farras. Os que sobreviverem são levados para os abatedouros e a carne é vendida depois”, disse Halem Nery.

Ele afirmou que os 40 bois apreendidos seriam usados em mais de 100 farras. “Se o animal conseguir sobreviver, ele é levado para descansar e depois novamente colocado para sofrer na farra. Muitos deles acabam participando de duas ou três farras.”

 

 

Litoral catarinense

Segundo a coordenação do Instituto Ambiental Ecosul, as cidades que ainda insistem em realizar a farra do boi ficam na região do litoral catarinense. “Ainda temos de focar nossas ações em Bombas (SC), Bombinhas (SC), Penha (SC), Araquari (SC), Porto Belo (SC), Tijucas (SC), Governador Celso Ramos (SC), Navegantes (SC) e Florianópolis”, disse Nery.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe