Por pbagora.com.br

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba propôs Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra a Transnordestina Logística S/A (nova denominação da Companhia Ferroviária do Nordeste), por conta de inúmeros problemas de conservação da malha ferroviária, pondo em risco a segurança de trabalhadores e passageiros. O MPT pede indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1,5 milhão, já que os acidentes gerados por conta da má conservação das linhas gera intranquilidade e insegurança na comunidade, com risco de morte, bassim como descrença em relação ao poder público e à ordem jurídica.

A representação que gerou o procedimento investigatório por parte do MPT foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, que anexou fotos comprovando a má conservação dos trilhos.

Segundo o procurador do Trabalho José Caetano dos Santos Filho, que propôs a ACP, “o descaso com a manutenção e conservação da malha ferroviária salta aos olhos. O abandono fica patente com a constatação da existência de trilhos desalinhados, dormentes apodrecidos e ausência de fixação dos dormentes, afora outras irregularidades”.

Os problemas mais recorrentes referem-se ao nivelamento e alinhamento precários da via férrea e à ocorrência de problemas nas emendas mecânicas dos trilhos, sobretudo no que se refere às juntas abertas e laqueadas. Outras deficiências isoladas e secundárias também foram registradas, como lastro desguarnecido, alta taxa de dormentes inservíveis e fixação folgada, além de desgaste dos trilhos em algumas curvas e tangentes, o quepõe em risco a segurança dos trabalhadores e passageiros.

Por conta da má conservação, ocorreram alguns acidentes já este ano na altura das cidades de Itabaiana e Sousa, em fevereiro e março. Os acidentes, segundo o procurador do Trabalho, evidenciam os riscos tanto para os trabalhadores da companhia como para usuários e comunidades por onde passam os trens.

Assessoria do MPT

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje (19), a relação dos candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021. Os selecionados terão até o dia…

Sete pessoas da mesma família morrem por falta de oxigênio no interior do Pará

Em menos de 24 horas, sete integrantes de uma mesma família moradora do distrito Nova Maracanã, da zona rural do município de Faro, no oeste do Pará, morreram com sintomas…