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Ministério do Turismo investe mais de R$ 500 mil‏

O segmento de Eventos, um dos que mais crescem no País, ganhará um
banco virtual de informações até o fim de 2009. A iniciativa, inédita
no Brasil, é uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae
Nacional e a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux
(CBC&VB). O investimento do MTur será de mais de R$ 500 mil.
 

A ferramenta de pesquisa auxiliará as instituições do setor a captar
eventos em diferentes municípios, atraindo turistas e,
consequentemente, fazendo a economia girar. O banco também beneficiará
cidades menores, que possuem dificuldade em acessar esse tipo de
informação. O objetivo é aumentar a competitividade entre os destinos.
 

A informação é da coordenadora geral de Segmentação do MTur, Rosiane
Rockenbach. “Com o BBE, nós pretendemos, além de centralizar as
informações, contribuir para que as instituições cadastradas otimizem
o processo de captação de eventos”.
 

O banco informará aos cadastrados o último local onde um evento foi
realizado e as suas características. O cadastramento de eventos
obedecerá uma série de critérios, que estão sendo definidos por um
conselho consultivo composto pelo MTur, CBC&VB, Sebrae e entidades do
setor. A manutenção e a gestão do BBE também estão sendo definidas.
 

Ainda de acordo com a coordenadora geral de Segmentação, três
lançamentos nacionais estão previstos até o fim do ano, quando o BBE
será apresentado aos potenciais usuários. O site do banco já está no
ar www.bbe.org.br, mas o cadastramento de instituições e de eventos só
estará disponível após os lançamentos.
 

Segundo o Gestor Executivo do Convention Bureau de João Pessoa,
turismólogo Ferdinando Lucena, uma pesquisa divulgada este mês pela
CBC&VB apontou um crescimento de 46% no número de eventos captados no
ano passado. O Censo 2009 também constatou que eles corresponderam a
uma receita bruta de R$ 20,9 milhões.
 

“No total, 2.356 eventos foram captados.Além disso, 77% dos que
responderam à pesquisa afirmaram que não registraram cancelamentos ou
alterações em sua programação devido à crise econômica”, afirmou o
executivo.
 

 

Da Redação

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