Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Governo diz, porém, que as listas não representam o resultado final. Justiça vetou divulgação dos selecionados para vagas em universidades públicas até que o MEC comprove a correção do erro nas notas do Enem.

Candidatos que concorrem a uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relataram ter visto a lista com os resultados dos selecionados. De acordo com os relatos divulgados em redes sociais por volta das 10h desta terça-feira (28), a informação logo saiu do ar.

Em nota ao G1, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que as listas do Sisu chegaram a ser publicadas no site do sistema.

“O Ministério da Educação informa que as listas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 visualizadas, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (28), não representam o resultado oficial. Em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final continua suspensa” – nota do MEC.

O resultado do Sisu está embargado por decisão liminar da Justiça de São Paulo. O governo federal já recorreu uma vez e teve o pedido indeferido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Agora, tenta o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O STJ informou que ainda não houve uma decisão sobre o recurso.

De acordo com o cronograma do Sisu, os nomes dos aprovados deveriam ser divulgados nesta terça. A origem da crise está nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que são usadas na disputa pelas vagas do Sisu. Por causa de um erro da gráfica Valid, contratada pelo Inep para imprimir as provas do Enem, quase 6 mil candidatos ficaram com notas mais baixas.

O MEC diz ter identificado todos os afetados e consertado as notas, porém mais de 40 ações foram protocoladas em diversos estados. A decisão que está travando a divulgação das notas foi movida pela Defensoria Pública de São Paulo, que também questiona diretamente o ministro Abraham Weintraub por atender a pedido isolado em rede social.

 

G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cai para três número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

O número de casos suspeitos de infecção por coronavírus no Brasil caiu para três, informou o Ministério da Saúde. Segundo o balanço mais recente da pasta, divulgado às 12h de…

Identidade estudantil pode ser baixada de graça até este domingo

Documento terá validade enquanto estudante estiver com matrícula ativa Os interessados na identidade estudantil digital têm até este domingo (16) para tentar garantir o documento que é gratuito. É que…