A Paraíba o tempo todo  |

Material escolar terá selo de qualidade e segurança

Inmetro vai criar selo de qualidade e segurança para material escolar

Para evitar que alunos – principalmente, crianças e adolescentes – tenham problemas com cadernos, canetas, tintas e outros materiais escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai regulamentar um selo de qualidade e segurança. O objetivo é evitar que estudantes fiquem expostos a riscos.

Vinte e dois produtos que fazem parte das listas de material escolar vão passar por uma avaliação rigorosa do Inmetro para ganhar o selo de qualidade e segurança. Laboratórios vão analisar a presença de metais pesados, como chumbo e cádmio, presentes em tintas e plásticos coloridos. E também de produtos que tornam o plástico mais maleável. Essas substâncias podem provocar câncer.

Será testado também o grau de toxidade de massinhas de modelagem que podem causar irritação na pele. E o grau de resistência de alguns objetos para ver se suportam mordidas ou se quebram com facilidade.

A estudante Beatriz Rodrigues, de 11 anos, conta que já teve uma experiência ruim. “Eu era menorzinha e sem querer apoiei o meu peso e o lápis quebrou”, relembrou a menina.

O Inmetro diz que a decisão veio depois de constatar o aumento do número de acidentes com objetos infantis. Os fabricantes terão um tempo para regularizar seus estoques. De acordo com o gerente de qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, daqui a 40 meses não poderá mais ser encontrado no mercado o produto não certificado.

“Se encontrado, o produto vai ser apreendido e o fornecedor ficará sujeito a multas”, explica o gerente do Inmetro.

A ideia é que o selo sirva para trazer tranquilidade aos pais. Esses testes do Inmetro vão durar quase 3 anos, mas ninguém precisa esperar até lá para tirar as dúvidas. Os pais que quiserem informações ou tiverem denúncias sobre a qualidade dos materiais escolares podem ligar para o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que atende em todo o estado. O telefone é 0800-282-3040.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe