Por pbagora.com.br

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou nesta quinta-feira (9) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fazer reuniões nos estados para resolver gargalos e problemas que surgem durante a execução das mesmas. O presidente se reúne nesta quinta-feira com todos os ministros e estatais envolvidas com o PAC para fazer um balanço.

“Foi uma reunião administrativa onde o presidente, nessa primeira fase, deixou bastante claro seu envolvimento pessoal no acompanhamento das obras que estão ocorrendo no país, cobrando cronogramas, celeridade, anunciando que vai começar um périplo pelos estados para checagem ‘in loco’ para ver o andamento das obras e a partir daí vai se reunir com áreas específicas para tratar de cada assunto determinado de obras do PAC”, explicou Geddel.

O ministro disse ainda que sugeriu ao presidente que sejam feitas reuniões nos estados para tratar individualmente de cada obra e discutir quais são os gargalos e problemas burocráticos que precisam ser vencidos.

Gaddel ressaltou ainda que o presidente salientou novamente a importância do PAC durante a crise como instrumento de estímulo ao emprego e à produção. “O presidente está cumprindo um papel fundamental administrativo de cobrar de seus ministros e dirigentes das empresas para enfrentar problemas que surgem em todas as áreas burocráticas, ambientais e tratar de enfrentá-los e fazer com que obras saiam mais rápido do papel”, contou.

O PAC prevê investimentos de R$ 646 bilhões até 2010 e outros R$ 500 bilhões até 2014. “Não tem um problema específico. Mas uma série questionamentos, problemas legais que amarram muito, burocratizam muito. O país viveu um momento em que a orientação era não gastar para gerar superávit primário e todas as exigências eram feitas para não gastar. Num momento que você tem que gastar é difícil superar um verdadeiro aranhol, uma teia burocrática que às vezes dificulta chegar lá na ponta”, argumentou o ministro.

 

G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Publicado edital para o concurso da PRF 2021; inscrições começam dia 25

Fim da espera para aqueles que desejam ser Policial Rodoviário Federal. Publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), EDITAL Nº 1, DE 18 DE JANEIRO DE 2021 oferece…