As imagens da guerra no Rio de Janeiro são um triste lembrete que traficantes e crime organizado não são vítimas. O Estado brasileiro não é “soberano” nem mesmo em seu território! Na operação contra o Comando Vermelho, até então, mais de 120 pessoas morreram, sendo quatro policiais.
O cenário é apocalíptico! É fundamental, absolutamente importante, nunca esquecer que, na ADPF 635, capitaneada pelo atual presidente do STF, ministro Edson Fachin, a polícia do RJ foi praticamente proibida, durante a pandemia, de subir os morros e o Comando Vermelho se expandiu. Isso jamais pode ser esquecido!
De acordo com Romanos 13, o papel central, primordial, das autoridades públicas é manter a ordem pelo poder da espada. A coerção do poder político deve ser justa, segura e temível. Quando esses requisitos não são observados, o crime se espalha e a insegurança pública toma conta da sociedade.
O Estado brasileiro é poderoso para cobrar impostos e, das leis à aplicação de punição, é falido no combate ao crime. São anos de laxismo penal. Isso precisa mudar, urgentemente! “Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações” Salmos 82:8.
Anderson Paz







