A Paraíba o tempo todo  |

Fundador da banda ‘O Rappa’, Marcelo Yuka morre no Rio

Morreu na noite desta sexta-feira (18) o músico Marcelo Yuka, ex-baterista e um dos fundadores do grupo O Rappa. O artista estava internado no hospital Quinta D'Or, no Rio de Janeiro, desde dezembro.

Yuka apresentava quadro de infecção generalizada após sofrer um segundo AVC (acidente vascular cerebral). Desde agosto de 2018, quando ele sofreu um primeiro derrame, o ex-baterista apresentava um estado de saúde delicado.

Em 2000, Yuka ficou paraplégico ao ser atingido por nove tiros enquanto acontecia um assalto a uma mulher na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Marcelo Yuka

O artista era baterista de O Rappa, banda que chegou ao sucesso com o segundo disco, “Rappa Mundi”, em 1996. Yuka é criador de hits como “Pescador de ilusões”, “O que sobrou do céu” e “Minha alma (A paz que eu não quero)”, todos com temas como violência urbana, racismo e desigualdades sociais.

Dois anos após ser baleado, em 2002, ele oficializou sua saída da banda, afirmando ter sido expulso pelos demais integrantes por não concordar com os rumos do grupo.

Criou outra banda, a F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), parte de um projeto social que já existia na época de O Rappa. Em 2017, lançou o primeiro albúm solo, “Canções para depois do ódio”, no qual manteve o discurso sempre politizado de suas composições.

O posicionamento político o levou a se filiar ao PSOL, em 2010, e a ser candidato a vice-prefeito do Rio, em 2012, na chapa do hoje deputado federal Marcelo Freixo.

 

Redação
com G1

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe