A Paraíba o tempo todo  |

Enem enfrenta problemas e atrasos em no país

A complicada organização do governo federal para aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo país não evitou problemas para os estudantes neste sábado (6), primeiro dia de provas. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o R7 verificou atraso no fechamento dos portões dos locais de exame. As portas deveriam ser cerradas às 12h55 e nenhum estudante poderia entrar após isso. Mas a reportagem constatou fechamentos às 13h, 13h03 e até 13h08.

O MEC (Ministério da Educação) confirma que houve problema de impressão nos cartões de resposta das provas do Enem aplicadas em todo o país. Segundo a assessoria do ministério, o cabeçalho está invertido – onde deveria estar escrito “ciências da natureza”, lê-se “ciências humanas”. O problema não afeta as respostas nem a aplicação da prova, segundo os assessores da pasta.

Além disso, várias pessoas disseram ter percorrido longas distâncias – até 60 km – para fazer a prova, e muitos culparam esse problema por atrasos ao chegar no local de prova. Em São Paulo, a reportagem verificou ao menos cinco pessoas que foram barradas por haverem chegado depois do fechamento dos portões.

Minas Gerais

Um candidato ao Enem trocou socos com seguranças na porta do Centro Universitário Newton Paiva, no bairro de Nova Granada, em Belo Horizonte, neste sábado (6).

De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada, a briga aconteceu porque o rapaz entrou pelo portão errado. Como faltavam poucos minutos para o fechamento dos portões, ele não teve tempo de chegar à entrada certa, que dava acesso ao local de prova. Com raiva, partiu para cima de um dos seguranças e foi imobilizado.

De acordo com a Polícia Militar, vários boletins de ocorrência relacionados ao Enem foram registrados na capital mineira. A maioria, no entanto, foi motivada por atrasos e falta de tolerância para o fechamento dos portões. Chove muito na capital mineira desde a noite de sexta-feira (5).

São Paulo

Na faculdade Uninove, na Barra Funda, região oeste da capital paulista, os seguranças fecharam o acesso às 13h03, oito minutos depois do estipulado. A candidata Elisângela Bigan, 34, chegou um minuto atrasada. Chorando, ela reclamou do local distante onde foi designada para prestar o exame – 40 km de sua casa.

– Eu moro no Carrão [zona leste de São Paulo] e me colocaram para fazer a prova neste fim de mundo. Dá mais de 40 km até aqui.

Ela e muitas outras pessoas acabaram deixando o carro no meio do caminho e correram para a entrada da escola. Houve alunos se jogando debaixo do portão enquanto ele era fechado para conseguirem passar. A estudante Camila Santos Silva, de 18 anos, ficou do lado de fora e não conseguiu entrar na prova.

Paraná

Em Curitiba, capital do Paraná, houve tolerância de horário em alguns locais de prova porque foram encontrados erros em diversos cartões de confirmação de inscrição no Enem. Estudantes descobriram que, ao chegar em um dos locais do exame, não estavam de fato inscritos nele – o endereço estava errado no cartão de confirmação.

Rio de Janeiro

Na Uerj (Universidade do Estado do Rio), localizada na zona norte do Rio de Janeiro, os portões fecharam às 13h01, seis minutos depois do estipulado. A reportagem viu ao menos três pessoas que ficaram de fora.

No local, o trânsito também atrapalhou. Cynthia Fraste, de 17 anos, saiu de casa dez minutos antes do fechamento dos portões e chegou quatro minutos atrasada. Ela mora no Grajaú, também na zona norte.

– Saí de casa em um horário que daria para chegar normalmente, mas por causa do trânsito não consegui estar na Uerj no horário certo.

No Rio, a reportagem ouviu relatos de estudantes protestando pela exigência do documento de identidade e pela proibição de levar lápis e borracha.

Brasília

O congestionamento também causou problemas em Brasília. Na capital federal, foram escolhidos locais de prova muito próximos uns dos outros e numa via fora do centro, no fim da Asa Sul e, portanto, menos atendida pelo transporte público.

Alessandra Lins, 17, chegou cinco minutos depois e culpou o trânsito.

– Vou ter que tirar uma lição disso. De tudo na vida a gente tira lições. Mas realmente não imaginava que o trânsito estaria tão ruim aqui nas proximidades da escola. Agora vou tentar outras provas em universidades privadas.

Pernambuco

Em Recife, capital de Pernambuco, alunos protestaram, forma pacífica, contra as novas regras do exame. O estudante Breno Fernandes, de 22 anos, vestiu uma camisa pintada à mão com uma mensagem para o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O R7 trará a correção da prova após as 18h30 deste sábado – o gabarito oficial sai até terça-feira (9) e os cadernos de questões serão disponibilizados na segunda (8), segundo o Ministério da Educação.
 

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe