A Paraíba o tempo todo  |

Eleitor que não for votar poderá justificar ausência por aplicativo

Foto: Divulgação / TSE

O eleitor que não puder votar nas eleições deste ano, ou não quiser comparecer à zona eleitoral devido à pandemia, poderá justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título, desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e disponível gratuitamente na App Store (para iOS) e na Play Store (para Android).

De acordo com o TSE, os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Quem não justificar nesta data terá 60 dias para regularizar sua situação. No caso de doença, o TSE informa que o eleitor poderá apresentar documento que comprove o motivo da ausência.

O eleitor que perder o prazo será multado em R$ 3,51 por turno perdido. Caso não regularize a situação, deixará de ter uma série de direitos, como: tirar passaporte, se matricular em instituições de ensino, participar de concursos públicos, entre outros. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para aqueles com 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.

O e-Título também servirá para quem for votar. Como o aplicativo possui a foto do eleitor, permite que seja apresentado na seção eleitoral, mas essa função está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.

Entre outras vantagens, estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Por meio do app é possível confirmar o local de votação e as informações sobre a situação eleitoral.

Segundo o TSE, mais de dois milhões de eleitores já baixaram o e-Título.

 

IstoÉ

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe