A Paraíba o tempo todo  |

Condições atmosféricas e oceânicas no Outono 2023

O outono começa nesta segunda-feira (20) às 18 horas e 25 minutos, pelo horário de Brasília. Essa é uma estação de transição, entre a época mais úmida e quente (verão) para o período mais frio e seco (inverno).

O Oceano Pacífico se aquecer gradualmente na faixa equatorial ao longo do outono, numa condição de neutralidade com viés quente. A La Niña terminou em fevereiro, mas seus efeitos ainda são sentido neste inicio de abril, no entanto, aos poucos esse acoplamento com a atmosfera é desfeito.

No final do outono, já em junho, o Pacífico equatorial deverá estar com temperaturas acima da média em toda a faixa, principalmente próximo da América do Sul. O El Niño deverá se instalar de fato a partir de julho, e sua influência será notada a partir de agosto, como o aumento das chuvas na região Sul, diminuição no extremo norte e elevação das temperaturas, que tendem a ficar acima da média na metade norte do país a partir de julho.

No Nordeste, ainda chove bastante em abril; a chuva segue volumosa no norte da região em maio, e diminui bastante em junho. As temperaturas, principalmente as máximas, ficam abaixo da média neste período por conta da nebulosidade persistente. Os distúrbios ondulatórios de leste ficam presentes ao longo da estação e contribuem ativamente para a presença da chuva na costa leste nordestina. Em junho, estes desvios  de temperatura diminuem e o calor aumenta sobre a região.

Terra

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe