Por pbagora.com.br

 O CFM (Conselho Federal de Medicina) alterou as regras que definem a conduta dos profissionais da área em relação às redes sociais e à divulgação do trabalho que realizam. Segundo a resolução 2.126/2015, os médicos não poderão publicar selfies em situações de trabalho, como durante a realização de procedimentos médicos, nem fazer a divulgação de imagens de  antes e depois, utilizadas especialmente por especialistas que fazem intervenções estéticas.

 

As normas, que ainda serão publicadas no Diário Oficial da União, alteram resolução de 2011 e foram reformuladas após a reclamação de pacientes que sentiram que tiveram a privacidade violada.

 

Emmanuel Fortes, diretor de fiscalização do CFM, disse que teve pessoas incomodadas com alguns tipos de ação que feriam a privacidade e a intimidade, que são direitos constitucionais.

 

— Não foi fácil chegar a essa redação, mas conseguimos dar forma aos anseios da sociedade.

 

Casos de fotografias durante cirurgias e após partos, mostrando os pacientes inclusive em situações constrangedoras motivaram a mudança.

 

— Antes da edição da resolução, teve a imagem de um profissional segurando um bebê e, ao fundo, a mãe na posição de parto e com o cordão umbilical ainda nas partes íntimas. Isso viola a intimidade e temos de garantir isso aos pacientes.

 

A proibição do antes e depois tem como objetivo proteger o paciente de técnicas que podem trazer resultados inesperados.

 

— Nossa preocupação é que o médico não pode garantir resultados. O paciente precisa saber que nem sempre vai ter aquilo que o antes e depois acaba induzindo, principalmente em procedimentos estéticos e dermatológicos.

 

Propaganda

 

As novas regras determinam ainda que os médicos não vão poder fazer propagandas de produtos e empresas, assim como de técnicas não reconhecidas pelo CFM. Outra ação que está na mira do conselho é o uso das redes sociais para a divulgação do trabalho de profissionais por meio de elogios de pacientes.

 

— Descobrimos que pacientes faziam reiterados agradecimentos aos médicos, mas era um acordo entre médico e paciente para fazer a divulgação e angariar clientela.

 

Em entrevistas, os médicos não deverão divulgar endereço e demais contatos de seu local de trabalho.

 

— Ele deve falar sobre o que é útil à sociedade.

 

R7