A Paraíba o tempo todo  |

Catador encontra dinheiro venezuelano no lixo, mas não consegue trocar

O que poderia ser a chance do catador de materiais recicláveis Roque de Almeida, de comprar o enxoval para o nascimento do quinto filho tem se tornado uma busca digna de enredo de filme. Há um mês, o trabalhador encontrou 3 mil bolívares venezuelanos – moeda em circulação no país que faz fronteira com o Brasil – mas, desde então, não consegue trocar as notas.

O catador contou ao G1 que guardou o dinheiro em casa e esperou, durante um mês, para que o dono aparecesse. Como não foi procurado, agora sonha em trocar a quantia para conseguir pagar o exame de identificação do sexo do filho e comprar roupas e fraldas para criança, que deve nascer em maio do próximo ano.

O problema para Roque é a desvalorização da moeda, que sofre com uma das maiores inflações do mundo. No Distrito Federal, não há casas de câmbio que façam esta conversão para real. No mercado informal da Venezuela, 100 bolívares valem, em média, 0,03 centavos de dólares.

Esperança

 

Esta não é a primeira vez que Roque encontra dinheiro no lixo. Nos quase 10 anos que atua como catador de uma cooperativa de reciclagem, em Brasília, ele já achou notas de R$ 50 e uma aliança de ouro.

Apesar do baixo valor, a esperança dele, a partir de agora, é conseguir pelo menos R$ 900 com a conversão da quantia, conforme a cotação da moeda no site do Banco Central do Brasil, verificada na tarde desta quarta (6). No entanto, o G1 ligou para cinco casas de câmbio em Brasília e nenhuma faz a conversão de bolívares para real.

A reportagem também tentou contato no Ministério das Relações Exteriores, que não emitiu posicionamento. A Embaixada da Venezuela no Brasil não retornou às ligações e não enviou respostas aos questionamentos.

G1 consultou fontes no país do presidente Nicolás Maduro. Uma jornalista venezuelana afirma que as notas encontradas pelo catador podem ter sido dispensadas devido ao baixo valor. “Um quilo de carne, por exemplo, custa cerca de 75 mil bolívares”.

 

 

 

Foto: Marília Marques/G1

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe