A Paraíba o tempo todo  |

Câmara prepara ações para controlar a nova gripe

Câmara vai atuar na prevenção e no controle da nova gripe, tecnicamente chamada Influenza A H1N1 e popularmente conhecida como gripe suína. Por iniciativa do 1º secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), a Casa implantará ações internas, externas e de natureza política no sentido de reduzir o impacto da doença.

O presidente da Câmara, Michel Temer, apoiou as sugestões do 1º secretário e determinou providências de toda a administração no sentido de colaborar com as autoridades, mobilizar e esclarecer a sociedade e participar de todas as ações para prevenir os cidadãos sobre os riscos de uma epidemia e auxiliar na cura dos afetados pela gripe.

“É um vasto elenco de providências, no sentido de evitar uma epidemia de amplo alcance. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, na melhor das hipóteses devem chegar a 35 milhões os brasileiros infectados. Na pior das previsões, esse número pode chegar a 67 milhões. Os dois cenários são catastróficos para o País e tudo deve ser feito para evitar a tão temida pandemia”, afirmou Guerra.

Medidas
Internamente, a Câmara criou uma comissão de prevenção e controle da Influenza A H1N1. O grupo é integrado por servidores da área médica, da administração e da comunicação social para estudar, implantar e fiscalizar todas as ações. Em sua primeira reunião informal, na quarta-feira (5), ficou definido que a administração vai disponibilizar dezenas de recipientes com álcool gel nas áreas de maior trânsito de pessoas na Casa, para que todos possam higienizar as mãos.

As equipes de relações públicas vão orientar os visitantes sobre os riscos da epidemia, distribuir material da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da gripe e pedir informações a todas as pessoas que circulam na Casa sobre o seu estado de saúde.

O serviço médico da Casa será mobilizado para ações preventivas e curativas a servidores e visitantes que suspeitem ou mesmo que apresentem sintomas da doença. A ideia é instalar um posto de atendimento médico no chamado espaço do servidor, no edifício anexo 2, próximo ao corredor das comissões.

Os veículos de comunicação da Casa – TV, Rádio, Jornal e Agência Câmara – vão dar informações e esclarecimentos à população e divulgar todas as medidas adotadas para controlar a propagação da gripe. A equipe de comunicação institucional já começou a produzir campanhas interna e externa de esclarecimento aos servidores, visitantes e à população em geral, usando os veículos da instituição e seus canais na internet, como blogs, twitter e sites.

Comissão geral
Na terça-feira (11), o plenário da Câmara vai realizar uma comissão geral para debater os riscos da epidemia de gripe, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do infectologista David Uip e de representantes da Fiocruz, da Sociedade Brasileira de Infectologia, de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e das secretarias estaduais e municipais de saúde.

Proposta pelo líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), a comissão geral vai avaliar as providências adotadas nos diversos níveis de governo, no âmbito dos Três Poderes, com relação à doença. O objetivo também é alertar toda a população sobre os riscos de uma epidemia.

A direção da Câmara vai mobilizar os deputados para que se transformem em agentes de prevenção e combate à nova gripe nas suas bases; para que fiscalizem as ações dos governos federal, estaduais e municipais; e para que alertem a sociedade no sentido de evitar pânico, assegurar eficácia no combate à gripe e reduzir as proporções de uma eventual epidemia.
 

Agência Câmara

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe