A Paraíba o tempo todo  |

Brasileiro acusado de matar tios e primos na Espanha vai a julgamento

Dois anos e cinco dias depois de sua prisão, François Patrick Nogueira, assassino confesso de seus tios e dois primos pequenos em um chalé da cidade de Pioz, na Espanha, começa a ser julgado em um júri popular nesta quarta-feira (24). O destino do jovem, agora com 21 anos, é decidido por cidadãos espanhóis até o dia 31 de outubro, data para leitura do veredicto. O julgamento acontece em Guadalajara. Segundo a Agência EFE, Patrick Nogueira chegou à audiência por volta das 7h15 (horário local) em um carro da Guarda Civil.

 

Patrick Nogueira está preso na Espanha desde outubro de 2016, quando se entregou às autoridades espanholas e confessou ter matado os tios e dois primos, de 1 e 4 anos de idade, em um chalé na pequena cidade de Pioz em agosto de 2016. Desde então, o acusado e réu confesso segue aguardando pelo julgamento.

 

A acusação acredita na pena máxima permitida no país, de prisão permanente revisável, enquanto a defesa do réu afirma que o crime foi motivado por deformações psicológicas. A Justiça espanhola marcou o júri para os dias 24, 25, 26, 29, 30 e 31 de outubro. As sessões do julgamento acontecem pela manhã e à tarde e, segundo o tio de Patrick, Walfran Campos, vão ser totalmente digitais, sem uso de papel.

 

O tio de Patrick e irmão de Marcos Nogueira, pai da família assassinada, se diz aliviado por finalmente começar a colocar um ponto final na parte espanhola da história, tendo em vista que, em João Pessoa, Marvin Henriques Correia responde ao crime de partícipe na morte de Marcos, por ter dado dicas e mantido conversa pelo WhatsApp com Patrick antes dele matar o próprio tio, inclusive de ter incentivado e alertado sobre pistas.

 

“A pressão psicológica sobre mim é grande. Não vai ser fácil pra mim estar de frente com um sobrinho que amei e cuidei, mas acima de tudo ele matou Marcos, Janaína e as crianças. Ainda mais para mim, que cuidei dele”, lamenta Walfran.

 

Walfran Campos é parte da acusação particular no processo. Ele critica a forma como a defesa pretende conduzir a argumentação de forma a retirar a responsabilidade de Patrick. Ele explica que, apesar do carinho que tem pela mãe do assassino confesso, que é sua irmã, não pode defender o que trata como monstruosidade.

 

“Ele é uma pessoa má, ruim. Tem esse lado de raiva, que faz as coisas sem pensar. Comportamento que fez com que ele atacasse o professor, quando tinha 16 anos, e fazer o que fez com o meu irmão e a família dele. Isso é muito profundo, prefiro ficar com as análises dos médicos forenses, que são muito mais justos na sua avaliação, do que com esse laudo contratado pela defesa que aponta uma deformação que todos nós temos”, comentou.

Acusação

 

François Patrick Nogueira Gouveia é acusado de matar a golpes de faca seu tio Marcos Nogueira, a esposa Janaína Diniz, e seus dois primos de 1 e 4 anos na época. Após matar, Patrick esquartejou suas vítimas e colocou em sacos plásticos vedados com fita adesiva. Pelo crime, Patrick Nogueira pode pegar a pena máxima reajustada na Espanha, a prisão permanente revisável, que funciona como prisão perpétua.

 

Defesa

A defesa de Patrick Gouveia contratou um médico que apresentou laudo neurológico em que foram detectados distúrbios e anomalias no lado direito do lóbulo temporal anterior. O dano neurológico encontrado em Patrick Gouveia, detectado por exames de imagem conforme laudo, indicam que ele teria uma alteração na avaliação correta das situações, de forma a emitir respostas proporcionais aos fatos.

 

Redação com G1

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe