A Paraíba o tempo todo  |

Alencar recebe alta e deixa hospital em SP

O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta médica na manhã desta terça-feira (4) e deixou hospital Sírio-Libanês por volta das 12h.

 

“Estou saindo de mais um batalha, mas estou consciente: é uma guerra contra o câncer. Eu tenho que dar continuidade a esse tratamento experimental porque eu sou um dos voluntários desse tratamento com medicamento para o câncer”, disse o vice-presidente ao deixar o hospital. “Nós estamos esperançosos que esse medicamento seja eficaz para o nosso caso.”

Questionado sobre qual o sentimento que tinha ao deixar o hospital após 11 dias, Alencar respondeu que tem “gratidão”. “Meu sentimento maior é de gratidão. Gratidão a Deus, às pessoas que estão fazendo uma verdadeira corrente”
 

O vice-presidente segue nesta terça-feira (4) para Houston, nos EUA, para continuar o tratamento experimental contra o câncer. Alencar afirmou que está esperançoso de que esse novo remédio seja eficaz no tratamento. Ele disse que o medicamento não existe no Brasil e que não pode enviar alguém para buscá-lo. “A própria pessoa tem que ir, ser examinada para fazer o laudo e receber o medicamento”, disse. “Esse remédio não é vendido. Eu faço parte da equipe que está desenvolvendo esse medicamento”, explicou.

Depois de voltar dos EUA, na quarta-feira (5), deve ficar cerca de três dias em São Paulo. Ele disse esperar que não seja necessário ficar novamente internado no Hospital Sírio Libanês. O vice-presidente afirmou também que já se alimenta normalmente, ainda que com cuidados. “O que eu gosto é um torresminho, mas por enquanto eu acho que ainda não posso”, disse.

 

Equipe médica

Integrante da equipe médica que assiste Alencar, o médico Raul Cutait disse que o estado de saúde do vice-presidente é “muito bom”. “Como todos puderam ver, ele saiu bem animado para uma nova fase do tratamento, que passa por Houston. Tão animado que se sente a vontade para viajar em um dia e voltar no outro”, afirmou. Cutait afirmou que a recuperação foi “além do esperado”.

Cutait afirmou também que não há problema sobre Alencar fazer a viagem aos EUA porque tem um bom quadro médico.

 

O médico afirmou também que Alencar deve continuar usando a bolsa do lado externo do corpo, instalada durante uma colostomia. “Durante um tempo ele vai continuar usando [a bolsa], e depois temos que acompanhar a evolução [da saúde de Alencar]”, disse o médico.

 

“Os problemas que o trouxeram para o hospital neste mês foram resolvidos. A obstrução que ele teve em mais de um local foi adequadamente resolvida. Dependemos da evolução da doença e estamos torcendo para que ele continue respondendo ao tratamento que já foi iniciado”, disse Cutait.

 

O cirurgião oncologista, Ademar Lopes, que também assiste Alencar, disse que o vice-presidente “tem total condição” de ir e voltar dos Estados Unidos, “até porque tem muita vontade de voltar para São Paulo e para o Brasil”.

 

Alencar, que luta contra um câncer no abdome há 12 anos, realizou a 15ª cirurgia no dia 24 de julho. O procedimento durou aproximadamente quatro horas e meia. Os médicos realizaram a colostomia, procedimento pelo qual foi instalada uma sonda ligada a uma bolsa do lado externo do corpo para recolher os resíduos do vice-presidente.

 

Crise no Senado

Sobre a crise no Senado, ele afirmou que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), tem condições de tomar uma boa decisão.

“Eu acho que naturalmente as questões do Senado são questões da Casa, do Poder Legislativo. Nós não podemos nos intrometer, é uma briga deles. É uma coisa lastimável, nós precisamos fortalecer a democracia. E o fortalecimento da democracia pressupõe respeito às Casas do Congresso Nacional”, frisou.

Questionado se o presidente do Senado, José Sarney, deveria deixar o cargo, Alencar afirmou: “Como dizem lá em MInas, se conselho fosse bom, ninguém daria de graça. Cobraria, e caro”. O vice-presidente afirmou que acredita que Sarney “optará” bem.

 

Aviso de alta médica

Veja o informe divulgado pelo hospital nesta terça-feira (4):

 

“AVISO DE ALTA – VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR

O Vice-Presidente da República, José Alencar, recebeu alta nesta terça-feira, 04 de agosto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde esteve internado após cirurgia realizada pelos Profs. Drs. Raul Cutait e Ademar Lopes, em 24/07, para correção de obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

O Sr. José Alencar deverá deixar o Hospital às 12h.

A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait e Roberto Kalil.

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira

Diretor Técnico Hospitalar

 

Dr. Riad Younes
Diretor Clínico”

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe